A resiliência da Agroglobal 2020

Perante a conjectura atual, o adiamento da Agroglobal 2020 era inevitável. A próxima edição do certame acontece entre 6 e 8 de julho de 2021. Contudo, além de a organização não deixar que a data passe em branco, apostando no evento online, os ensaios e os campos de demonstração presentes na Valada do Ribatejo, das várias empresas ibéricas, continuaram a todo o vapor. Joaquim Pedro Torres, engenheiro responsável pelo evento, explica-nos a adaptação do evento, depositando o foco na resiliência e capacidade única do setor agrícola.

Texto: Sofia Cardoso

Agroglobal 2020

Texto: Sofia Cardoso

AGROTEC: A decisão de adiar esta edição da Agroglobal não terá, certamente, sido fácil. As empresas apoiaram a organização?

JOAQUIM PEDRO TORRES: Não existiam alternativas ao adiamento da Agroglobal. Não fazia sentido, nem provavelmente haveria autorização para a realização de um evento com a mobilização de pessoas, dinâmica e a interação da Agroglobal. Fizemo-lo com antecedência, pois os preparativos das empresas para uma feira com estas características, construída em todas as edições a partir do zero, começam meses antes. Foi uma decisão consensual no seio das empresas participantes. Decidimos adiá-la para tão cedo quanto possível, nomeadamente, julho de 2021, pois entendemos que não existem versões online que possam substituir o potencial de uma Agroglobal nos moldes habituais.

AG: Como disse, a versão online não pode substituir a Agroglobal em si, mas estão a preparar um evento nesses moldes para assinalar a data. O que nos pode contar sobre tal?

JPT: Não é fácil, pelo menos por agora, que as pessoas, sem ser de uma forma presencial e, muitas vezes, ocasional, procurem as sinergias entre empresas que conduzam às novas ideias, aos negócios e à criação de valor, objetivo final da Agroglobal. Temos essa consciência. No entanto, não poderíamos deixar dar um sinal, com os meios possíveis, que o setor, que tão bem resistiu nos momentos de crise mais aguda, vai voltar a olhar o futuro, vai voltar à atitude construtiva presente antes da crise.

Teremos uma planta virtual, disponível na nossa página web e nas redes sociais dos nossos media partners, em que as empresas poderão comunicar as suas soluções mais recentes e os seus projetos inovadores. Teremos, ainda, um ciclo de seis conferências, transmitidas em live streaming, que acontecem de 9 a 11 de setembro, a partir do recinto da Agroglobal. “Portugal no futuro, uma visão estratégica para a agricultura, alimentação e território” será uma dessas conferências, exatamente para marcar esse “olhar em frente” que o setor precisa.

Para debater o tema, contaremos com a presença física do Comissário de Agricultura Europeu, Dr. Janusz Wojciechowski; dos ministros de Agricultura de Portugal e Espanha, a engenheira Maria do Céu Antunes e o Dr. Luis Planas; e dos professores Francisco Avilez, Costa e Silva, Poiares Maduro e Daniel Traça. A presença de personalidades com tanto peso em Valada do Ribatejo é um sinal inequívoco da importância do tema. (A Agenda de Inovação para a Agricultura será apresentada no momento).

AG: Os ensaios e os campos de demonstração são um dos expoentes do evento. De uma forma geral, qual o balanço da atividade? E quais as culturas mais distintas dos anos anteriores?

JPT: Muitos ensaios e campos de demonstração decorrem no Mouchão da Fonte Boa, com o empenho de sempre por parte das empresas de equipamentos, de sementes e plantas, de fertilizantes e de agroquímicos. Os campos estão muito bonitos, pois o adiamento da Agroglobal em nada fez abrandar os cuidados dos técnicos das empresas e da equipa e de todos eles se retiram ensinamentos interessantes.

O objetivo dos ensaios é levantar questões sobre as opções tomadas, assinalar o que está bem e o que se pode melhorar num debate enriquecedor para todos e também, diga-se, para os organizadores da Agroglobal enquanto agricultores.

AG: O espírito característico da Agroglobal sempre foi de encontro à partilha de conhecimento e apoio às empresas agrícolas. Num ano que se revelou complicado a vários níveis, como pode a Agroglobal apoiar os produtores?

JPT: A “linha editorial” da Agroglobal assenta na firme convicção que o setor agrícola é essencial para o país no plano económico, ambiental e social. Para cumprir estas funções, as empresas devem obrigar-se a um esforço permanente de modernização. A troca de informação e conhecimento, que a Agroglobal pretende promover, é, para isso, uma ajuda preciosa. Temos hoje uma agricultura mais limpa e mais precisa na gestão dos recursos, não sendo esta resultado dos “rótulos” aplicados, mas sim do trabalho e investimento continuado de muitas empresas, para que possamos ter melhores condições de trabalho, máquinas e equipamentos mais eficientes, genética mais produtiva, moléculas mais evoluídas, melhores fertilizantes, entre outros.

A elas cabe, ainda, a enorme responsabilidade de responder às crescentes necessidades de uma população que se estima que irá atingir mais de 9 biliões em 2050 e que consumirá, segundo estimativa da FAO, mais 70% de alimentos. É para estas empresas que existe a Agroglobal!

Consulte o Programa online da Agroglobal 2020 e outras novidades do evento.

Leia ainda o nosso especial sobre os campos de demonstração.

Os campos de demonstração de milho na Agroglobal 2020

As empresas de fertilizantes na Agroglobal 2020

As soluções de rega na Agroglobal 2020

O tomate indústria na Agroglobal 2020

A cultura da batata na Agroglobal 2020

O grão de bico na Agroglobal 2020

O agroflorestal na Agroglobal 2020

Os frutos secos em evidência na Agroglobal 2020

As soluções da Lagoalva na Agroglobal 2020

Artigo originalmente publicado na Agrotec 36

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip