A cultura da batata na Agroglobal 2020

Perante a conjectura atual, o adiamento da Agroglobal 2020 era inevitável. A próxima edição do certame acontece entre 6 e 8 de julho de 2021. Contudo, além de a organização não deixar que a data passe em branco, apostando no evento online, os ensaios e os campos de demonstração presentes na Valada do Ribatejo, das várias empresas ibéricas, continuaram a todo o vapor, bem como o campo de de demonstração de batata dinamizado pela Porbatata.

Texto: Sofia Cardoso

PORBATATA – ASSOCIAÇÃO DA BATATA DE PORTUGAL

Porbatata Agroglobal

Área 1,7 ha.

Parceiros Agrico (Eurobatata); Agroplant (Ecoveg); Germicopa; HZPC; Meijer; Stet Holland (Advice Agribusiness). Outros fatores de produção: ADP, Nufarm e TradeCorp.

Variedades e Aptidão Alicante; BU09-524; Tilbury; Taurus; Lady Amarilla; SHC 1010. Aptidão para indústria.

Data de sementeira 29 de abril de 2020.

Data de colheita Colheita prevista para os dias 9, 10 e 11 de setembro.

Produtividade por hectare Estimam-se 40 a 50 toneladas.

Os objetivos passam por divulgar novas variedades de batata com aptidão para a industria, tendo em atenção a sua capacidade produtiva, rendimento e o potencial de processamento em articulação com a indústria, promovendo assim o sector da agro-indústria de batata na zona. Foram feitas análises de solo e a preparação do solo foi a apropriada para a sementeira que decorreu no final de abril. Uma semana depois aplicou-se herbicida em pré-emergência e fez-se a amontoa. A emergência deu-se sem grandes incidentes.

Em meados de maio fez-se a adubação de cobertura e fez-se o primeiro tratamento de fungicida/inseticida. As chuvas de maio trouxeram alguma incidência de míldio e verificou-se a ocorrência de algumas pragas, no entanto a pronta disponibilidade dos técnicos responsáveis pelo campo de ensaio, assegurou a eficaz resolução atempada, não comprometendo o desenvolvimento da cultura.

Com os tratamentos fitossanitários com fungicidas e inseticidas, foram em simultâneo aplicados estimulantes foliares e de calibre. A tuberização ocorreu em todas as variedades, entre final de maio e início de junho. No início de agosto foram retiradas amostras de batatas às quais foram feitos testes de matéria seca, para verificar a evolução da qualidade. Os trabalhos culturais e tratamentos decorrem normalmente e adequados à fase do ciclo em que a cultura se encontra. Em meados de agosto, a cultura já começa a mostrar sinais de estar a entrar em senescência.

ADVICE.AGRIBUSINESS STET PORTUGAL

ADVICE.AGRIBUSINESS STET PORTUGAL AGROGLOBAL

Área 2 500 metros2.

Parceiros PORBATATA e SIA Aperitivos.

Variedade e Aptidão A variedade da STET instalada no campo de demonstração é a SH C 1010, uma variedade com características para indústria – forma redonda, olhos superficiais, polpa amarela, matéria seca de 22 a 23%, baixo teor de açúcares, entre outros – para fritura em rodelas (chips).

Data de plantação 29 de abril.

Data de colheita Previsão em 10 e 11 de setembro.

Produtividade por hectare Tendo por base a amostragem realizada em 5 de agosto, quando a cultura tinha 98 dias de ciclo, em que se contabilizou uma produção média de 18 tubérculos por batateira, com calibre superior a 40mm e com produção média de 1 987 kg/batateira, a produtividade esperada para a SH C 1010, será de mais de 60 000 kg/ha, ou seja de mais de 15 000 kg para a área desta variedade neste campo da Agroglobal (0,25 ha).

Sobre os testes de fritura realizados no início de agosto, registou-se um valor médio de 21,8% de matéria seca, com uma coloração bem amarela do produto final, bem ao gosto do consumidor.

O objetivo consistiu em divulgar na Agroglobal, uma variedade nova e inovadora de ciclo relativamente curto para o segmento de indústria, para fritura em rodelas que está a ser testada em Portugal e noutros países desde há três anos e que está agora na fase de lançamento comercial.

Consulte o Programa online da Agroglobal 2020 e outras novidades do evento. Conheça ainda a entrevista com Joaquim Pedro Torres.

Leia ainda o nosso especial sobre os campos de demonstração.

Os campos de demonstração de milho na Agroglobal 2020

As empresas de fertilizantes na Agroglobal 2020

As soluções de rega na Agroglobal 2020

O tomate indústria na Agroglobal 2020

O grão de bico na Agroglobal 2020

O agroflorestal na Agroglobal 2020

Os frutos secos em evidência na Agroglobal 2020

As soluções da Lagoalva na Agroglobal 2020

Artigo originalmente publicado na Agrotec 36

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip