O agroflorestal na Agroglobal 2020

A CELPA – Associação da Indústria Papeleira instalou em março de 2016 um ensaio de rega-adubação na Valada do Ribatejo.

Texto: Sofia Cardoso

CELPA

Área O ensaio incide em 2 linhas de plantação de 7 árvores cada.

Parceiros Hidrosoph.

Tratamentos Tratamento 1 (testemunha): sem adubação; Tratamento 2 (adubação): com adubação nà plantação (60 g Agroblen 11-21-09 + 6 MgO); Tratamento 3 (adubação e rega): com adubação à plantação (60 g Agroblen 11-21-09 + 6 MgO) e com rega (200 mm de junho a agosto). As plantas utilizadas são clonais de Eucalyptus globulus, instaladas num compasso de 3 x 3 metros.

Na instalação do sistema de rega contou-se com o apoio e know-how da Hidrosoph, para uma utilização eficiente e sustentável da água. A rega aplicada de 200 mm (maio a setembro) simula uma condição normal de crescimento em locais com boas caraterísticas, e permite diferenciar a produtividade. A mesma conclusão tem sido possível alcançar nos últimos 2 anos, na vertente da adubação, pois tal como as culturas agrícolas, também as culturas florestais beneficiam de uma base equilibrada de nutrientes para o crescimento radicular e da biomassa aérea. As árvores com maior crescimento, absorvem mais CO2 e retêm o carbono na biomassa florestal e no solo.

Foi possível constatar que em todas as ocasiões, tanto as alturas como os diâmetros médios do tratamento 3 (adubação e rega) foram sempre superiores aos dos restantes tratamentos, apresentando também, quase sempre, maiores crescimentos o que resulta, naturalmente, em maiores volumes. O tratamento 3 (adubação e rega) também é aquele que apresenta um menor coeficiente de variação em diâmetro e em volume total com casca, ou seja, as suas árvores apresentam maior homogeneidade, com menores desvios em relação à média.

Consulte o Programa online da Agroglobal 2020 e outras novidades do evento. Conheça ainda a entrevista com Joaquim Pedro Torres.

Leia ainda o nosso especial sobre os campos de demonstração.

Os campos de demonstração de milho na Agroglobal 2020

As empresas de fertilizantes na Agroglobal 2020

As soluções de rega na Agroglobal 2020

O tomate indústria na Agroglobal 2020

A cultura da batata na Agroglobal 2020

O grão de bico na Agroglobal 2020

Os frutos secos em evidência na Agroglobal 2020

As soluções da Lagoalva na Agroglobal 2020

Artigo originalmente publicado na Agrotec 36

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip