As soluções de rega na Agroglobal 2020

Perante a conjectura atual, o adiamento da Agroglobal 2020 era inevitável. A próxima edição do certame acontece entre 6 e 8 de julho de 2021. Contudo, além de a organização não deixar que a data passe em branco, apostando no evento online, os ensaios e os campos de demonstração presentes na Valada do Ribatejo, das várias empresas ibéricas, continuaram a todo o vapor, bem como o trabalho das empresas de soluções de rega.

Texto: Sofia Cardoso

Aquagri

Aquagri

Área 9 ha.

Parceiros A Aquagri está inserida no campo de demonstração dinamizado pela Syngenta, onde o tema que se pretende abordar é a “Inovação e Sustentabilidade na cultura do Milho”. Para além da Aquagri, estão também envolvidas empresas de outras áreas de trabalho, nomeadamente a Alltech e a Horsch.

Tecnologias e produtos Na globalidade do ensaio montado pela Syngenta, o contributo da Aquagri está relacionado com a gestão da água de rega no pivot, tendo sido instalada uma sonda Drill&Drop da Sentek que permite medir a humidade, temperatura e salinidade do solo até aos 60 cm, realizando medições em contínuo de 10/10 cm. O trabalho desenvolvido com o equipamento referido tem mais de 20 anos.

Agora, permite-se a integração dessa informação recolhida em campo, com informação obtida através de outras ferramentas, nomeadamente as imagens de satélite. A Aquagri trabalha há muitos anos com sondas de solo, a mentalidade do agricultor é que tem vindo a sofrer algumas alterações, nomeadamente no que diz respeito à digitalização da sua atividade, com uma mentalidade mais aberta no que diz respeito à utilização das tecnologias no dia-a-dia de uma exploração agrícola, como forma de apoio à tomada de decisão das operações realizadas em campo.

Momentos de utilização das tecnologias e produtos Os equipamentos são instalados desde os primeiros dias após sementeira até ao final do ciclo da cultura.

Características das tecnologias e produtos Os equipamentos da Aquagri diferenciam-se pela qualidade de fabricação e maturidade da tecnologia, oferecendo grande fiabilidade nos dados recolhidos em campo, sendo esta característica extremamente importante para que as decisões se possam tomar com elevado grau de confiança, a qualidade dos dados é o fator chave para o sucesso destas e de qualquer outra tecnologia utilizada no campo.

O serviço que oferece aos seus clientes e a vasta experiência que tem é um fator chave para o sucesso da implementação deste tipo de equipamentos em campo, sempre com acompanhamento técnico especializado, para que os agricultores tirem o máximo partido possível da informação recolhida em campo e disponibilizada online em tempo real na plataforma Myirrigation.

O objetivo da participação neste trabalho prende-se com a necessidade de mostrar aos agricultores que existem sistemas simples de monitorização da dinâmica da água no solo extremamente importantes para o apoio à gestão da rega, que é um dos fatores mais importantes para o sucesso desta cultura. Por outro lado, a informação que disponibilizamos aos técnicos da Syngenta é também muito importante para que possam ir acompanhando, em tempo real, aquilo que se vai passando no campo, especialmente no que diz respeito à rega.

Contudo, como a Myirrigation também permite visualizar imagens de satélite, acabam por conseguir adicionar mais algumas camadas de informação para que se consiga ter um bom panorama do que vai acontecendo ao longo do ciclo da cultura.

O potencial produtivo do milho está bem marcado na sua genética, mas ao longo da campanha vai sendo perdido por diversas razões, sendo a rega um dos pontos essenciais para que esse potencial se mantenha elevado, daí que a correta gestão da água de rega seja um fator chave para aumentar a sustentabilidade económica e ambiental das explorações agrícolas modernas.

TERRAPRO

Parceiros Hidroibérica e Agromillora.

Tecnologias e produtos Análise de heterogeneidade do solo (mapeamento da condutividade elétrica aparente); monitorização da humidade do solo/temperatura do solo (sondas) e monitorização vigor vegetativo (imagens aéreas).

Características das tecnologias e produtos Aplicação de agricultura de precisão a uma experiência piloto, para que se possa concluir sobre condições ideias e limitações a ter em conta para este tipo de plantação. Recolher o máximo de informação sobre a evolução da cultura e comportamento da mesma ao longo da campanha, com a finalidade de concluir sobre o potencial da plantação de amendoal em sequeiro e aveleiras em sebe, bem como comportamento da planta com diferentes condições meteorológicas, hídricas, tipos de solo, entre outros.

Dado que a Agroglobal foi adiada para julho de 2021, a TERRAPRO decidiu alterar o planeamento da experiência para aumentar o tempo de recolha de dados, para tentar no final conseguir chegar a conclusões mais sólidas.

POLITEJO

Politejo

Parceiros Rui Vieira – Sociedade Agrícola Lda.

Tecnologias e produtos Fita de rega Lusogreen com emissores de 1L/h, diâmetro 16mm; espessura 8Mil e distância entre gotejadores de 20cm.

Momentos de utilização das tecnologias e produtos A fita Lusogreen da Politejo é utilizada essencialmente à superfície do terreno sendo a mesma aplicada no início do cultivo e mantendo-se assim até à colheita, no entanto, neste caso foi enterrada apresentando um desempenho positivo ao nível das alternativas presentes no mercado e que se destinam efetivamente a esse modo de aplicação.

Características das tecnologias e produtos A Lusogreen é uma fita de parede fina com gotejador integrado do tipo pastilha de regime turbulento e grande precisão no caudal. O seu gotejador plano está soldado à parede interna da fita, o que permite otimizar a uniformidade da rega em filas e dificulta a sedimentação de partículas prevenindo la obturação dos emissores. Esta fita de rega permite uma grande fiabilidade devido ao facto de se fabricar com materiais de primeira qualidade que lhe conferem uma alta resistência à tração e ao desgaste dos produtos químicos e roturas. A fita Lusogreen é fabricada em diversas espessuras, diâmetros, distâncias entre gotejadores e caudais sendo assim uma fita de uso muito versátil.

O objetivo passa por demonstrar o bom funcionamento da fita Lusogreen enterrada, a sua grande resistência e a sua precisão de gotejamento.

HIDROIBÉRICA

Hidroibérica

Parceiros Agromillora e Agriplanta.

Tecnologias e produtos A aveleira é uma cultura pouco resistente ao stress hídrico e apresenta uma baixa capacidade de regulação estomática pelo que deverá ter-se especial atenção a estes fatores. O sistema de rega mais usado é a gota- a-gota e o débito anual de água devem rondar os 2 500-3 500 m3/ ha, repartidos entre abril e setembro. Este campo experimental foi realizado recorrendo a um serviço “chave na mão” prestado pela Hidroibérica que consiste em dimensionar e executar o projeto, mobilizações de solo e fornecimento e plantação do amendoal de sequeiro em sebe.

Por outras palavras, o serviço “chave na mão” executado pela Hidroibérica é um serviço completo que cumpre as seguintes fases: estudo pormenorizado das condições agronómicas e climatéricas do local de instalação (orientação, desnível, insolação, disponibilidade hídrica, entre outros); elaboração de projeto (desenho da plantação); escolha das variedades que melhor se adaptam ao local, em parceria com a Agromillora; plantação recorrendo com máquinas específicas para o efeito; assistência técnica.

Momentos de utilização das tecnologias e produtos Trata-se de uma cultura permanente de sequeiro que permite uma total mecanização da poda, tratamentos e colheita.

Características das tecnologias e produtos Cultura que não requer sistema de rega e requer pouca mão-de-obra.

O principal foco passou por divulgar uma excelente oportunidade de investimento e negócio, inovadora e rentável.

MAGOS IRRIGATION SYSTEMS

Área 8 ha de tomate indústria.

Parceiros Rivulis.

Tecnologias e produtos A Magos utilizou três tipos de fita de rega, todos com o mesmo débito e espaçamento mas com características diferentes. A fita de rega T Tape é a fita premium, uma fita de labirinto, com grande resistência. A fita de rega D1000 é uma fita bastante recente no mercado e que, com cerca de três a quatro anos, tem dado uma excelente resposta às necessidades dos agricultores. Por último, a D900 é uma fita que tem um excelente comportamento nas grandes culturas, especialmente no milho.

Características das tecnologias e produtos D1000 – A única fita de pastilha do mundo com saída em fenda. Grande resistência a entupimento, e mecanismo que lhe permite uma proteção acrescida à entrada de partículas pela saída de água. Ideal para enterrar. Espessuras 6 e 8 mil, débitos 0,65; 1,0 e 1,5lph. Diâmetros 16 e 22mm, espaçamentos a partir de 15cm. D900 – Fita com gotejador ultra compacto, e preço muito competitivo. Espessuras 6 e 8 mil, débitos 0,6; 1,0 e 1,4lph. Diâmetros 16 e 22mm, espaçamentos a partir de 15cm. T-Tape – A fita de rega mais conhecida e mais fiável em todo o mundo. Fita de gotejador contínuo, que oferece a característica saída em fenda feita por lâmina, e uma grande resistência à tração. A fita com a maior ampla gama de modelos, espessuras entre 4 e 15 mil, débitos 0,25 a 1,35 lph. Diâmetros 16, 22 e 29 mm, espaçamentos a partir de 10cm.

O objetivo deste ensaio é colocar ao serviço do agricultor as opções para as suas culturas, pois ao usarmos três tipos de fita, mas com o mesmo espaçamento e débito, permite ao agricultor observar o trabalho das três fitas por igual e fazer a sua opção. Na Feira Virtual da Agroglobal, a Magos Irrigation Systems vai estar disponível para receber os seus clientes, amigos e fornecedores, diretamente no site ou no seu stand.

Consulte o Programa online da Agroglobal 2020 e outras novidades do evento. Conheça ainda a entrevista com Joaquim Pedro Torres.

Leia ainda o nosso especial sobre os campos de demonstração.

Os campos de demonstração de milho na Agroglobal 2020

As empresas de fertilizantes na Agroglobal 2020

O tomate indústria na Agroglobal 2020

A cultura da batata na Agroglobal 2020

O grão de bico na Agroglobal 2020

O agroflorestal na Agroglobal 2020

Os frutos secos em evidência na Agroglobal 2020

As soluções da Lagoalva na Agroglobal 2020

Artigo originalmente publicado na Agrotec 36

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip