As empresas de fertilizantes na Agroglobal 2020

Perante a conjectura atual, o adiamento da Agroglobal 2020 era inevitável. A próxima edição do certame acontece entre 6 e 8 de julho de 2021. Contudo, além de a organização não deixar que a data passe em branco, apostando no evento online, os ensaios e os campos de demonstração presentes na Valada do Ribatejo, das várias empresas ibéricas, continuaram a todo o vapor, bem como o trabalho das empresas de fertilizantes.

Texto: Sofia Cardoso

ADP FERTILIZANTES – MILHO

ADP Fertilizantes

Área 5 ha sob pivot.

Parceiros Dekalb.

Plano de fertilização Adubação de fundo, à sementeira (2 e 3 maio) com Master Starter (17-25-0) – 300 kg/ha, aplicados localmente e Master K (0-6-30) – 600 kg/ha, aplicados a lanço. Adubação de cobertura com Nergetic Dynamic S+ (DS+) – 600 kg/ha (na sacha, 12 e 13 maio). Fertirrega com solução azotada 32N – 320 kg/ha.

O objetivo passou por observar a resposta da cultura de milho silagem com o plano de fertilização Fertiberia TECH proposto. A fertilização de fundo foi feita com fertilizantes da linha Plusmaster, uma linha inovadora e exclusiva da ADP Fertilizantes, fabricada com a tecnologia AntiOX. Esta baseia-se num complexo de minerais siliciosos ativado que aumenta o teor de antioxidantes nas plantas, reforçando muito ativamente o metabolismo das plantas, ultrapassando o stress oxidativo causados por fatores ambientais, e tornando as culturas mais produtivas.

Os adubos Nergetic Dynamic são únicos no mercado, por serem nítrico-amoniacais e terem todos os nutrientes totalmente protegidos. Garantem rapidez de resposta na disponibilidade de nutrientes e ao mesmo tempo um efeito prolongado, com todos os nutrientes protegidos. O polímero que reveste os grânulos de adubo protege os nutrientes de perdas por lixiviação (mesmo o azoto nítrico), mantendo-os de imediato disponíveis para absorção das plantas.

Os fertilizantes Plusmaster e Nergetic Dynamic permitem melhorar a eficiência de utilização dos nutrientes, rentabilizando o investimento efetuado em adubação.

ADP FERTILIZANTES - TOMATE INDÚSTRIA

Área 3 ha sob rega gota-a-gota.

Parceiros Rui Vieira Sociedade Agrícola Lda.

Plano de fertilização  Adubação de fundo, à plantação (9 e 10 maio) com Master 10 (8-8- 12) – 600 kg/ha. Fertirrega (após 20 dias e até à colheita) com sólidos solúveis (61 kg/ha azoto; 85 kg/ha fósforo, 30 kg/ha potássio); Nutrifluid IMPULSE Grow 2 (15-3-5) – 1250 kg/ha, até ao fim da floração; e Nutrifluid IMPULSE Progress 2 (4-4-12) – 1200 kg/ha, desde o fim da floração até à colheita. Adubação foliar (ao longo do ciclo cultural) com PROFERTIL – 3 vezes 4 L/ha.

O objetivo passou por observar a resposta da cultura de tomate de indústria com o plano de fertilização Fertiberia TECH proposto. 

O adubo Master 10 é a formulação mais completa da linha Plusmaster, fabricada com a tecnologia AntiOX, que aumenta o teor de antioxidantes nas plantas protegendo contra o stress oxidativo, ativa o desenvolvimento radicular, regula seletivamente a circulação de nutrientes e por fim fortalece o metabolismo fotossintético, proporcionando aumentos de produção. A tecnologia AntiOX baseia-se num complexo de minerais siliciosos ativado.

Os adubos líquidos claros diferenciados Nutrifluid Impulse assentam na tecnologia Eon, constituída por um consórcio de moléculas poli-aniónicas ativadas que funcionam como um impulsor energético, que permite aumentar a reserva energética e a capacidade fotossintética das plantas, melhorando a resposta produtiva das culturas.

Profertil, um adubo líquido, totalmente constituído por algas marinhas do género Ascophyllum nodosum, que confere efeitos bioestimulantes na nutrição vegetal e mecanismos de defesa contra condições adversas, promovendo aumentos de produção e da qualidade. O campo foi semeado com três variedades de casas comerciais distintas.

VITAS PORTUGAL (TIMAC AGRO) – MILHO

Vitas Portugal TIMAC AGRO

Área 4 ha.

Plano de fertilização D-Coder Process 6-8-18 com dose de 600 kg/ha e aplicado a lanço. Sulfammo N-Pro 21P com dose de 200 kg/ha localizado no semeador. Physiostart com dose de 25 kg/ha localizado no microgranuador. Solução azotada com dose de 350 kg/ha no pivot. 19 A1a com dose de 5 kg/ha foliar.

O objetivo da VITAS PORTUGAL passa por potenciar a produtividade da cultura do milho de uma forma racional e equilibrada. O plano de fertilização que assentou em bioestimular a cultura nas fases mais críticas, com a aplicação de Physiostart à sementeira para estimular o enraizamento e instalação da cultura e aplicação de um novo produto ainda em fase de ensaios para estimular a definição da futura maçaroca.

Este plano teve, também, como grande objetivo não ultrapassar as 200 unidades de azoto, numa procura de aliar produtividade com respeito ambiental. Em paralelo, os adubos de fundo (espalhado a lanço e localizado no semeador à sementeira) procuraram maximizar a eficácia das unidades aplicadas.

De destacar a aplicação de um novo bioestimulante desenvolvido pelo CMI Roullier – Centro Mundial de Inovação, ainda em fase de ensaios, produto para aplicação foliar cujos princípios de atuação visam contém um aditivo agronómico que é capaz de regular e potenciar a expressão dos genes relacionados com a produtividade das plantas.

A cultura demonstrou sempre um desenvolvimento bastante homogéneo e sem paragens com a nota de não se terem verificado carências, nomeadamente de azoto, face a outras modalidades com níveis de fertilização mais elevados.

ADUBOS DEIBA – MILHO

Deiba Agroglobal

Área 4 ha.

Plano de fertilização Adubação de fundo com ENTEC® 25-15-0 + Korn-Kali® e adubação de cobertura com ENTEC® 26. Quantidade aplicada por hectare e descrição da adubação: 400 kg/ha Korn-Kali® aplicação a lanço antes da sementeira; 350 kg/ha ENTEC® 25-15-0 aplicação localizada na sementeira e 400 kg/ha ENTEC® 26 aplicação localizada à sacha.

O objetivo principal passou pela consolidação e demonstração dos bons resultados obtidos com o uso de ENTEC® e Korn-Kali® na cultura do milho. No campo, tem-se verificado que a cultura apresenta um bom desenvolvimento vegetativo sem evidenciar quaisquer carências nutricionais. As plantas permanecem com uma cor verde intenso, o que se verificou mesmo no momento que que antecede a adubação de cobertura, onde por vezes é evidente a falta de azoto.

A aplicação de Entec® permite ter uma eficiência superior das unidades de azoto aplicadas, até 20% superior, com importantes benefícios ambientais e económicos.

ADUBOS DEIBA - TOMATE INDÚSTRIA

Deiba Agroglobal

Área 3 ha.

Parceiros Rui Vieira – Sociedade Agrícola Lda.

Plano de fertilização Adubação de fundo com ENTEC® 13-10-20. A quantidade aplicada foi a de 800 kg/ha.

O objetivo principal passou pela consolidação e demonstração dos bons resultados obtidos com o uso de ENTEC® nesta cultura. Foi realizada uma aplicação localizada do adubo granulado no camalhão de plantação. 

A cultura encontra-se com um desenvolvimento equilibrado, sem carências ou excessos de nutrientes mesmo num ano em que a precipitação de primavera foi muito intensa. A primavera muito chuvosa permitiu evidenciar de forma clara o efeito da estabilização do azoto presente no Entec®. Verifica-se que a aplicação de Entec® no camalhão de plantação assegura o fornecimento de nutrientes que permitem o estabelecimento adequado da cultura.

Hubel Verde - Cenoura

Hubel Verde Agroglobal

Área Aproximadamente 4 ha.

Plano de fertilização MycoUp aplicado nas variedades Sakata e Bejo. Aplicado a 8 de junho de 2020. Vitasoil aplicado nas variedades Sakata e Bejo. Aplicado a 24 de junho de 2020.

Bom desenvolvimento vegetativo onde ocorreu aplicação de MycoUp+Vitasoil. MycoUp é um inoculante micorrízico à base de Glomus iranicum var tenuihypharum inoculado sobre substrato sólido de mineral argiloso. Glomus iranicum var tenuihypharum atua, numa relação simbiótica de benefício mútuo, onde a planta proporciona açúcares indispensáveis à sua sobrevivência, enquanto este se associa ao penetrando na raiz e estendendo-se para o solo, fundamental para o aumento significativo a área absorvente da raiz, o que resulta numa transferência mais eficiente de nutrientes e água.

O Vitasoil é um complexo ativo natural à base de microorganismos rizosféricos benéficos (Azotobacter spp. e Azospirillium spp.), que regeneram a vida microbiana e devolvem a fertilidade ao solo. Representam não só uma alternativa biológica, mas também sustentável e rentável na redução do uso de fertilizantes azotados inorgânicos e matéria orgânica, ao aportar à planta de forma mais eficiente o azoto necessário à sua atividade.

A associação entre raiz e fungo é uma das parcerias mais bem-sucedidas de todas e que permite às plantas um melhor e mais vasto sistema de transporte de nutrientes, que pode até mesmo servir de “comunicação” entre plantas dando origem a trocas de nutrientes, água e proteção contra patógenos. Assim, o objetivo desta demonstração é verificar a eficácia deste produto na produção de cenoura, que é uma cultura com peso e tradição na realidade agrícola portuguesa.

FERTINAGRO PORTUGAL - TOMATE INDÚSTRIA

Fertinagro Agroglobal

Área  3 ha.

Plano de fertilização  Na adubação de fundo aplicaram-se duas soluções distintas em duas parcelas, nas doses de 600 kg/ha: Renovation Fuerza Plus 123 (6-8-18) e Biofuerza 212 (5-5- 10). Estas duas gamas beneficiam da tecnologia AMINOVIT®, que fornece aminoácidos livres à cultura, melhorando a capacidade de resposta da cultura a todo o tipo de stresses. Ambas as soluções estão enriquecidas de vários micronutrientes protegidos e disponíveis.

Cerca de 30 dias após a adubação de fundo começaram a ser aplicados adubos líquidos – Renovation Fuerza Liquidos – inicialmente com formulações ricas em azoto e fósforo e nas fases finais, soluções mais direcionadas para o potássio para assim se garantir o aumento do potencial produtivo, aumento do calibre e qualidade dos frutos. A gama Renovation Fuerza Líquido é uma gama nutricional protegida com ativadores enzimáticos, que beneficia da Tecnologia PRIMER®. Relativamente à restante adubação, há a destacar o Efisoil Renovation, regenerador biológico dos solos e estimulante da atividade radicular.

A aplicação de Efisoil Renovation veio melhorar a estrutura do solo, aumentar a capacidade de retenção de água e favorecer o desenvolvimento radicular da cultura. Ao melhorar o complexo de troca catiónica do solo protege e mantém disponíveis catiões como o potássio, cálcio e magnésio, favorecendo a sua mobilização e assimilação pelas raízes das plantas.

Também o Efisoil Superbia, um fisioativador vegetal biológico que aumenta da eficiência das vias metabólicas necessárias para o crescimento vegetal, aumentou os mecanismos de defesa naturais contra organismos patogénicos e os mecanismos de defesa contra as condições climáticas adversas, reforçando as defesas naturais das plantas para que resista às elevadas temperaturas.

FERTINAGRO PORTUGAL - MILHO SILAGEM

Fertinagro Agroglobal

Área 4 ha.

Plano de fertilização Renovation Fuerza Plus 123 (6-8-18); Agristart Actibion (12-25-5); Renovation Fuerza Multiphos 814 (8-14-5) e Renovation Fuerza Energy.

A aplicação de fundo iniciou com Renovation Fuerza Plus 123 (6-8-18) e posteriormente, na linha, foram aplicados Agristart Actibion (12-25-5) e Renovation Fuerza Multiphos 814 (8-14-5).

Estas duas gamas da Fertinagro – Renovation Fuerza e Agristart – têm como característica principal a Tecnologia PROLIFE® que disponibiliza substâncias precursoras para o desenvolvimento de microrganismos que melhoram a fertilidade do solo e que estimula os processos fisiológicos das plantas, e a tecnologia PROTECT ®, que impede a imobilização do fósforo nas estruturas do solo, graças à ação de leonarditas e enxofre orgânico incorporados nesta tecnologia que garantem uma maior percentagem de fósforo disponível para as plantas e por um maior período de tempo.

Na sacha realizou-se uma adubação com Renovation Fuerza Energy. Trata-se de uma solução com 30% de azoto, pobre em cloro, para uma ótima resistência da cana e adequada maturação dos grãos, e rica em boro, zinco e manganês para uma nutrição mais completa. Em todo o pivot aplicou-se a solução azotada 32N. que acrescenta 100 unidades de azoto à cultura.

TECNIFERTI – MILHO

Tecniferti Milho

Área 1 ha.

Parceiros Pioneer, Corteva Agriscience.

Plano de fertilização Produtos utilizados: H15 PlusGel com 10% MicroGel, Nitrogel Z. Fertilização de fundo com H15 PlusGel com 10% Micro- Gel – 900 kgs. Fertilização de cobertura com Nitrogel Z – 900 kgs Toda a adubação é efetuada na forma líquida e após a instalação da cultura, com soluções TECNIFERTI, quer a adubação de fundo, quer a adubação de cobertura aplicadas via pivot.

Os objetivos passaram pela redução de custos de aplicação e promoção da tecnologia na conservação da água. O ensaio assenta na redução de passagens de máquinas, orientado para que toda a fertilização seja aplicada através do pivot, sem qualquer fertilização de fundo nas movimentações de terra. Desta forma é possível conduzir melhor as plantas e ao mesmo tempo poupa-se um valor significativo de passagens de máquinas e distribuições de adubos fazendo-se toda a aplicação e distribuição de fertilizantes através do sistema de irrigação.

Neste ensaio privilegiou-se o uso de fertilizantes com gel que permitem a libertação gradual dos nutrientes, têm uma ação anti crosta, aumentam a capacidade de retenção de água no solo e permitem uma maior concentração de fertilizantes junto à planta reduzindo a lixiviação do azoto para as águas subterrâneas pela presença do gel. Este tipo de fertilização permite uma maior absorção de todos os elementos químicos pela presença de ácidos fúlvicos e pelo efeito de aderência do gel às folhas (efeito laminar). Estes produtos já estão no mercado há muitos anos, estando a ser aplicados com uma abordagem integrada para que as pequenas características e mais-valias de cada produto contribuam para uma mais-valia efetiva na cultura com um reduzido impacto ambiental.

TECNIFERTI - TOMATE INDÚSTRIA

Tecniferti Tomate Indústria

Área 300 m2.

Parceiros ISI Sementi, Corteva Agriscience.

Plano de Fertilização Tecniferti® 7.21.0 + 5%SO3, Tecniferti® 0.0.15, Tecniferti® micro, Tecniferti® 20.3.4 5% SO3, Tecniferti® nitrato de cálcio com magnésio, Tecniferti® 6.4.12. Pós plantação via gota-a-gota: Tecniferti® 7.21.0 + 5% SO3 - 520 kg; Tecniferti® 0.0.15 - 345 kg. Três semanas depois: Tecniferti® micro – 50 kg; Tecniferti ® 20.3.4 5% SO3 – 258 kg; Tecniferti® nitrato de cálcio com magnésio – 150 kg. Cinco semanas até final: Tecniferti® 6.4.12 – 620 kg. Fertilização Foliar: Humigelplus® P, Humigelplus ® S, Humigelplus® A: 4 x Humigelplus® p 1/100 litros; 4 x Humigelplus® s 1/100 litros; 4 x Humigelplus® a 2/100 litros. Aplicação com herbicidas: HUMIGEL B, Dose convencional de herbicida em calda com 50% de água e 50% Humigel ® B; 3 x dose convencional de herbicida em calda com 50% de água e 50% Humigel® B.

Os objetivos passam pela redução de “custos de aplicação” e “passagem de máquinas”. Existe uma facilidade de aplicação e aumento da rentabilidade da cultura. Toda a adubação é efetuada na forma líquida e após a instalação da cultura, com soluções Tecniferti, quer seja adubação de fundo, cobertura o/ou folear. O ensaio assenta em três pontos fundamentais. O primeiro é a redução de passagens de máquinas na preparação das terras e da cultura.

Um trabalho orientado para que toda a fertilização seja aplicada através da gota-a-gota, sem qualquer fertilização de fundo nas movimentações de terra. Desta forma é possível conduzir melhor as plantas e ao mesmo tempo poupa- -se um valor significativo de passagens de máquinas e distribuições de adubos fazendo-se toda a aplicação e distribuição de fertilizantes através da gota-a-gota.

Por outro lado, utilizou-se uma tecnologia que consiste em aplicar o Humigel® B juntamente com o herbicida (dose convencional de herbicida em calda com 50% de água e 50% de Humigel® B). Este é um ponto determinante na cultura do tomate já que a partir de determinada altura ou as infestantes são retiradas à mão (altos custos de mão de obra) ou já não podem ser retiradas porque a maior parte dos herbicidas vão prejudicar a cultura.

O terceiro aspeto apontado é o tratamento da cultura desde o seu início até ao final, com biofilmes, ou seja produtos da família “Humigel Plus®”, fertilizante foliar que funciona como uma barreira protetora nas folhas e nos frutos, formando uma película (filme biodegradável) que evita a perda de água por transpiração. O primeiro a ser aplicado foi o Humigel Plus® P, preventivo de míldio ao mesmo tempo que favorece a floração e vingamento dos frutos. Seguiu-se o Humigel Plus® S, rico em enxofre que na sua decomposição liberta gás sulfídrico funcionando como repelente para muitos insetos e ácaros.

Nesta fase de tempo mais quente, avançou-se ainda para a aplicação de Humigel Plus® A, argilas derivadas do caulino, ricas em dióxido de silício, que atuam como uma barreira física e refletora da luz, protegendo as culturas das queimaduras solares. O silício fortalece a estrutura celular da planta tornando- -a mais resistente a pragas e stress hídrico. O campo é uma conjugação destes três pontos, em quatro variedades de tomate ISI, duas das quais com mais área e outras duas de demonstração e que estão a mostrar um bom potencial produtivo, mesmo não sendo uma fertilização muito rica em azoto.

Alguns destes produtos já estão no mercado há alguns anos, mas agora estão a ser aplicados com uma nova abordagem e embora já existam produtores de tomate a utilizarem algumas destas tecnologias, neste ensaio “está tudo a ser usado de uma forma coordenada, para que as pequenas características e mais- -valias que os diversos produtos têm, aplicados nas alturas certas, contribuam para uma mais-valia efetiva na cultura”. Como resultado final pretende-se que o produtor consiga melhorar a rentabilidade da cultura e isso passa por vários fatores e não necessariamente por apenas aumentar a produção.

TECNIFERTI – FLORESTA

Área 300 m2.

Plano de Fertilização Humigel® B Especial Floresta.

Os objetivos passam pela redução da mortalidade das espécies florestais à plantação. Toda a adubação é efetuada na forma de saquetas de fertilizantes biodegradáveis que ajudam a conservar a humidade e libertam gradualmente os nutrientes para a planta. O produto Humigel® B é um produto composto por uma molécula de origem vegetal e por ácidos fúlvicos. O efeito gel permite a libertação gradual dos nutrientes e a conservação da humidade no solo. O produto Premoseed ® M é um substrato vegetal composto por aparas de madeira desidratada, extratos de algas, substâncias húmicas e siliciosas, e uma molécula hidratante.

A Tecniferti® avançou com ensaios em floresta na última edição da Agroglobal, tanto com espécies autóctones como com eucaliptos. No caso desta última espécie há uma área onde foi especificamente utilizada a tecnologia de libertação gradual de saquetas com Humigel® B e outra onde foi usado um produto mineral 20.6.3 com Boro.

Em termos comparativos, embora no caso dos eucaliptos com adubo mineral as plantas tenham tido um arranque mais exuberante, a associação dos ácidos fúlvicos do produto orgânico, com o facto de ajudar a conservar água, fez com que ao longo do tempo as plantas se fossem aproximando do crescimento das outras e neste momento apresentem praticamente o dobro do porte das que tiveram o tratamento mineral. A dois anos de distância é claro o benefício de trabalhar com a fertilização orgânica em espécies florestais. As plantas autóctones instaladas (medronho, carvalho, sobreiro) estão a seguir o seu desenvolvimento e conseguiram desenvolver-se bem.

Este ano foram instalados novos sobreiros com várias variantes para análise, com as saquetas de Humigel ® B Especial Floresta, regadas e não regadas e ainda sem a sua presença. Nesse ensaio, junto com o Humigel® B foi adicionado um novo produto, o Humigel ® Mulching, um substrato de origem vegetal, que ajuda também a conservar mais água na caldeira (parte interior das saquetas que faz um anel), tudo para que desde a sua instalação a planta tenha todas as condições para emitir raízes e ir à procura de água, ultrapassando mais facilmente as fases de tempo mais seco.

A empresa acredita que estas tecnologias serão igualmente benéficas em culturas como a nogueira e a amendoeira, que estão em expansão e pelo facto de terem consumos de água muito elevados necessitam de “ajudas para segurar a água”. O administrador da Tecniferti ®, Casimiro Soares, recorda que com 34 anos de atividade esta se dedica à produção e comercialização de fertilizantes líquidos, os quais se refletem em soluções simples e inovadoras para a agricultura nacional e internacional. Há uns 15 anos o trabalho da empresa focou-se na perspetiva da economia da água e através da fertirrigação comanda as plantas nesse sentido.

ALLTECH CROP SCIENCE - MILHO SILAGEM

Alltech Crop Science Agroglobal

Área 8 ha.

Parceiros Syngenta, Aquagri e Lagoalva/Horsch.

Plano de Fertilização 1 L/ha de Soil Set AID + 5 LPedrin; 1 L/ha de Contribute ibK + 5 LPedrin; 3 L/ha de Sol-Plex Nuphos; 1 kg/ha de Sol-Plex Zn Nogal; 1 Lt/ha de Impro Grain.

O objetivo do ensaio da Alltech Crop Science passou por demonstrar um aumento da produção de milho de forma mais rentável e, sobretudo, de forma mais sustentável. Foi aplicado SOIL-SET, com nutrientes equilibrados e tecnologia biodiscricionária, ativa a microflora do solo para apoiar o crescimento e promover sistemas radiculares mais saudáveis e CONTRIBUTE ibK, produto formulado única e exclusivamente a base de aminoácidos e nutrientes selecionados para otimizar o microbioma do solo e melhorar a disponibilidade de potássio.

Estes dois produtos foram aplicados com PEDRIN, MO Líquida obtida exclusivamente de estrume de ovinos e caprinos. No campo da nutrição do milho, foi neste aplicado SOL-PLEX NUPHOS, solução de fertilizante PK de alta concentração, com fósforo facilmente assimilável e translocável na planta e SOL-PLEX ZINC NOGAL, uma mistura de Zinco e Manganês.

Para apostar na produção, foi também aplicado IMPRO GRAIN, uma fusão bioquímica única de micronutrientes e produtos de fermentação formulada para a utilização na produção de cereais, pois aumenta o vigor e a resistência da planta a situações de stress, aumenta o rendimento e melhora a uniformidade e a precocidade da cultura.

Consulte o Programa online da Agroglobal 2020 e outras novidades do evento. Conheça ainda a entrevista com Joaquim Pedro Torres.

Leia ainda o nosso especial sobre os campos de demonstração.

Os campos de demonstração de milho na Agroglobal 2020

As soluções de rega na Agroglobal 2020

O tomate indústria na Agroglobal 2020

A cultura da batata na Agroglobal 2020

O grão de bico na Agroglobal 2020

O agroflorestal na Agroglobal 2020

Os frutos secos em evidência na Agroglobal 2020

As soluções da Lagoalva na Agroglobal 2020

Artigo originalmente publicado na Agrotec 36

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip