O tomate indústria na Agroglobal 2020

Perante a conjectura atual, o adiamento da Agroglobal 2020 era inevitável. A próxima edição do certame acontece entre 6 e 8 de julho de 2021. Contudo, além de a organização não deixar que a data passe em branco, apostando no evento online, os ensaios e os campos de demonstração presentes na Valada do Ribatejo, das várias empresas ibéricas, continuaram a todo o vapor, bem como o campo de tomate indústria.

Texto: Sofia Cardoso

ISI SEMENTI

ISI SEMENTI

Área Na área destinada à cultura do tomate, a Pioneer, sob licença da ISI Sementi, da qual é representante em Portugal para as variedades de tomate de Indústria, tem um ensaio de valor agronómico com a exposição de quatro produtos com elevado potencial produtivo.

Parceiros Colaboração da ISI Sementi no campo de ensaios de tomate de indústria.

Variedade e Aptidão Variedades Sailor e Faber de pasta de tomate; variedade Volare – (big cherry), produto de alta qualidade e alto licopeno e variedade Goldy, de pasta de tomate amarela.

Data de sementeira Plantação a 1 de maio.

Data de colheita Primeira semana de setembro.

Produtividade por hectare É expetável uma altíssima produtividade aliada a uma excecional qualidade dos frutos face à homogeneidade e potencial revelado pela cultura.

Os ensaios instalados na Agroglobal tiveram a participação direta do Serviço Agronómico Pioneer desde o início. Paralelamente à monitorização dos ensaios que culminará com a colheita total ou parcial dos campos para avaliação da sua produtividade, decorrem visitas com agricultores na presença dos técnicos Pioneer. Os resultados dos ensaios, tal como em anteriores edições, serão apresentados nas diferentes publicações da Pioneer criadas para o efeito.

SEMINIS

Parceiros Colaboração da Seminis no campo de ensaios de tomate de indústria.

Variedades e Aptidão SV8840TM – Variedade mais conhecida da Seminis; SV1491TM – Comercial mas não tão conhecida. Colocada pela sua excelente sanidade, pois apresente resistência a Alternaria alternata f. sp., lycopersici (Aal) e a Phytophtora infestans (Pi); SVTM9011 – Variedade nova plantada para avaliar o seu desenvolvimento e interesse em Portugal, pois consta de resistência a novo tipo de Fusarium F3 presente na Califórnia, onde a variedade é comercial e com excelentes resultados.

Data de sementeira 1 de maio.

Data de colheita Primeira semana de setembro.

Produtividade por hectare Boas expectativas.

A aposta maior da Seminis recai na variedade SV1491TM devido à sanidade que provoca na planta. Existe uma variedade de ciclo médio (115 dias) e a planta surge compacta e muito atrativa, com vigor médio, muito sã e com uma boa cobertura dos frutos.

Consulte o Programa online da Agroglobal 2020 e outras novidades do evento. Conheça ainda a entrevista com Joaquim Pedro Torres.

Leia ainda o nosso especial sobre os campos de demonstração.

Os campos de demonstração de milho na Agroglobal 2020

As empresas de fertilizantes na Agroglobal 2020

As soluções de rega na Agroglobal 2020

A cultura da batata na Agroglobal 2020

O grão de bico na Agroglobal 2020

O agroflorestal na Agroglobal 2020

Os frutos secos em evidência na Agroglobal 2020

As soluções da Lagoalva na Agroglobal 2020

Artigo originalmente publicado na Agrotec 36

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip