Associação de pequenos frutos lança observatório de preços

pequenos frutos

A Associação para os Pequenos Frutos e Inovação Empresarial (AGIM) anunciou o lançamento de um observatório de cotações do mirtilo, morango, amora, groselha e framboesa.

O Observatório de Preços e Mercados de Pequenos Frutos, que será apresentado esta terça-feira (16 de junho) no lançamento da Feira do Mirtilo, em Sever do Vouga, está inserido no projeto do "cluster" dos pequenos frutos.

«Vai consistir numa plataforma online, onde vamos ter as cotações de cinco frutos nos mercados de Portugal, Espanha, Holanda, Alemanha e Reino Unido, com atualização semanal», explicou José Manuel Silva, da AGIM.

De acordo com aquele técnico, a plataforma terá informações sobre os preços praticados relativos às produções de mirtilo, morango, amora, groselha e framboesa, não apenas de venda no mercado de produção, mas também na distribuição e no consumo.

«A informação que recolhemos, relativa ao mercado de consumo, tem por base os preços ao consumidor nas principais cadeias de hipermercados. Em relação aos preços do mercado abastecedor e à produção essa informação baseia-se em dados institucionais dos diferentes países», esclareceu.

O acesso à plataforma será gratuito para os associados da AGIM, podendo também ser acedida por outros agentes mediante o registo e pagamento de uma anuidade.

«A grande vantagem é que vamos compilar e atualizar semanalmente informação que até agora estava dispersa, podendo servir como guia para a tomada de decisões», salientou José Manuel Silva.

Trata-se de um repositório de informação estatística de produção e cotações, que é um novo instrumento para dar resposta às necessidades dos intervenientes na fileira dos pequenos frutos, relativamente recente em Portugal.

«Havia a necessidade de coligir essa informação, que se encontrava muito dispersa, e penso que será um auxiliar importante para a tomada de decisões de todos os agentes que se encontram nesta fileira, sejam produtores, comercializadores ou consumidores», justificou aquele técnico da AGIM.

Fonte: Lusa  

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip