Sever do Vouga: Feira Nacional do Mirtilo 2015 chega em junho

mirtilos

Entre 25 e 28 de junho o parque urbano da vila de Sever do Vouga acolhe a 8.ª edição de um certame que tem como objetivo contribuir para a valorização, promoção e divulgação do mirtilo.

À semelhança das edições anteriores são vários os setores representados no evento, com destaque para o espaço mirtilo, o espaço criança, colóquios, uma área dedicada a expositores, workshops, mas também um espaço de restauração e uma área mais técnica.

Vários momentos e atividades que serão distribuídos em diferentes zonas no recinto da feira.

«Estimular as potencialidades económicas de todas as empresas da região possibilitando à indústria, comércio, agricultura, artesanato e restauração apresentar todos os produtos relacionados com o mirtilo e seus derivados» são outras intenções assumidas pela organização desta Feira.

A Feira Nacional do Mirtilo é organizada pela Câmara Municipal de Sever do Vouga e realizou-se pela primeira vez em 2008.

O mirtilo é um fruto silvestre e conhecido pelas suas propriedades medicinais. É um poderoso antioxidante e habitualmente usado no tratamento de algumas infeções, sendo que este fruto ajuda ainda a retardar o envelhecimento cerebral dos doentes de Alzeimer.

Além de várias vitaminas, o mirtilo é rico em sais minerais, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro entre outros elementos. Também no mundo da gastronomia, assume-se como um fruto extremamente versátil, capaz de compor qualquer tipo de prato.

Em Portugal a produção de mirtilo está ainda pouco disseminada. Atualmente, a produção encontra-se distribuída em dois territórios distintos: sub-região do Médio Vouga e sub-região do Alentejo Litoral.

Na sub-região do Médio Vouga, encontram-se as condições edafo-climáticas ideais, para a produção deste pequeno fruto.

A produção do mirtilo foi inserida no concelho de Sever do Vouga em 1995, por consequência de um estudo que técnicos holandeses efetuaram, constatando que este concelho possui boas condições edafo-climáticas para a instalação desta cultura. Atualmente, Sever do Vouga possui cerca de 80 produtores, com produções anuais na média das 100 toneladas.

O concelho caracteriza-se por uma agricultura de minifúndio, tendo as explorações de mirtilo áreas entre os 1000 e os 4000 metros quadrados.

Grande parte da comercialização é feita pela Mirtilusa - Sociedade de Produtores Horto-Frutícolas, que exporta cerca de 80% da produção para países da União Europeia como Holanda, Bélgica e França. 

VER EDIÇÕES ANTERIORES

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip