Herbicidas na produção de Pequenos Frutos

Por: Sandra Velho

O uso de pesticidas na agricultura exige grandes cuidados e respeito pelas normas e legislação estando, acima de tudo, em causa riscos para a saúde do aplicador e do consumidor.

No caso da produção de pequenos frutos esses cuidados devem ser redobrados, uma vez que são produtos quase sempre consumidos frescos (não descascados) e apenas com uma ligeira lavagem, grande parte destinados ao mercado internacional e a clientes muito exigentes, sujeitando-se a produção e comércio a certificações e fiscalizações assíduas. Verificando a Pequenos Frutos que há falta de informação entre produtores, e até casos de incorreta aplicação de pesticidas, o que poderá pôr em causa a credibilidade e imagem do próprio país, como produtor de qualidade, publica-se a lista das substâncias ativas e marcas de herbicidas cuja aplicação está autorizada à data de publicação desta revista (noutro número serão publicados outros produtos fitofarmacêuticos).

De sublinhar, no que a herbicidas diz respeito, que são muito poucas as substâncias autorizadas havendo, inclusivamente, fases de produção e produtos (como a groselha) para os quais não existe, ainda, nenhum herbicida que esteja autorizado. Porém, de referir que a homologação de outros herbicidas poderá ser obtida a requerimento de interessados e junto da Direção Geral de Alimentação e Veterinária.

p5 fig1

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip