Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta da Pacheca, Hotel Folgosa Douro, Olive Nature Hotel & Spa e Caminhos Cruzados reconhecidos pelo compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

O compromisso do Pacheca Group com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, no âmbito da Agenda 2030, foi reconhecido com a renovação dos certificados ‘Biosphere’ de quatro unidades turísticas do grupo empresarial para 2025: Quinta da Pacheca, Hotel Folgosa Douro, Olive Nature Hotel & Spa e Caminhos Cruzados.
As unidades no Douro (Quinta da Pacheca e Hotel Folgosa Douro) e de Trás-os-Montes (Olive Nature Hotel & Spa da Quinta Valle de Passos) obtiveram a primeira certificação em 2024, enquanto o produtor do Dão (Caminhos Cruzados) é certificado pela entidade internacional desde 2023.
A certificação da ‘Biosphere’, sistema desenvolvido pelo Instituto de Turismo Responsável (RTI), é concedida a destinos e empresas que garantam um equilíbrio adequado, a longo prazo, entre os aspetos económicos, socioculturais e ambientais.
“O Pacheca Group tem na sua génese a valorização do território, das tradições e das pessoas, estando por isso perfeitamente alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Queremos deixar um legado para as gerações futuras, respeitando o nosso papel como verdadeiros embaixadores dos terroirs e das regiões em que estamos presentes, promovendo a produção de vinhos e o turismo responsável, respeitando as comunidades locais e o meio ambiente”, salienta a administração do Pacheca Group.
A Quinta da Pacheca é elogiada pela “oferta gastronómica, preparada seguindo protocolos de segurança sanitária”, a criação de “emprego de qualidade, promovendo a contratação e a formação de profissionais locais” e o incentivo ao “uso responsável da água”, enquanto o Hotel Folgosa Douro promove “sistemas de gestão mais responsáveis e participativos”, fornece “informações sobre os recursos naturais do território” e incentiva o “planeamento, projeto e construção de infraestruturas sustentáveis”.
A ‘Biosphere’ destaca, por seu turno, a “notável contribuição” do Olive Nature Hotel & Spa da Quinta Valle de Passos, em Trás-os-Montes, nos parâmetros de “água limpa e saneamento”, “energia acessível e não poluente” e “inovação e infraestrutura industrial”. A unidade hoteleira de Valpaços é ainda reconhecida por fornecer “informações sobre os recursos naturais do território” e por promover “a conservação do património cultural e natural local” e a “adoção de estilos de vida e hábitos mais saudáveis”.
A Caminhos Cruzados, por fim, vê a certificação renovada por, entre outros pontos, participar no “desenvolvimento de projetos educacionais de outras entidades”, dar a conhecer “os compromissos, boas práticas e esforços sustentáveis” e tomar medidas “para evitar o desperdício de alimentos”.
Sobre o Pacheca Group
Do Douro ao Alentejo, passando pelo Dão, Bairrada e Trás-os-Montes, o Pacheca Group reflete o melhor de Portugal em cada região. Entre as propriedades que integram o grupo estão a Quinta da Pacheca (Douro), com produção de vinhos e enoturismo icónico, a Caminhos Cruzados (Dão), referência na produção de vinhos inovadores em Nelas, a Quinta do Ortigão (Bairrada), produtora de espumantes de excelência, a Quinta Valle de Passos (Trás-os-Montes), com vinhos e o Olive Nature Hotel & Spa, a Quinta de São José do Barrilário (Douro), com vinhos e um hotel de cinco estrelas, as Vila Marim Country Houses (Mesão Frio, Douro), o Hotel da Folgosa (Armamar, Douro), a Ribafreixo Wines (Vidigueira, Alentejo), a Herdade da Rocha (Crato, Alentejo) e o POT (Porto).