Syngenta reforça investimento em I&D de soluções biológicas para a agricultura
A Syngenta adquiriu a gama de compostos naturais e estirpes genéticas da Novartis para impulsionar a sua investigação de soluções biológicas para a agricultura. O anúncio surge em simultâneo com a inauguração de uma nova fábrica de soluções biológicas com tecnologia de ponta na Carolina do Sul, EUA. O portfolio de tecnologias biológicas adquiridas ajudará os agricultores na transição para práticas mais sustentáveis.

A Syngenta reforça a sua liderança mundial no desenvolvimento de soluções tecnológicas de origem biológica para uso agrícola, através da expansão da sua capacidade de investigação e desenvolvimento neste setor. A empresa anunciou a aquisição da carteira de compostos naturais e estirpes genéticas da Novartis para uso agrícola, enquanto a Novartis mantém os direitos exclusivos destas substâncias para uso farmacêutico. A transação também inclui a transferência da equipa de Produtos Naturais e Química Biomolecular da Novartis para a Syngenta.
Este acordo confere à Syngenta acesso a uma importante fonte de novos desenvolvimentos para a investigação agrícola, bem como recursos integrados em bioengenharia, ciência de processamento e análise de dados e tecnologias de fermentação. No âmbito do acordo, que deverá estar concluído a 1 de junho, a Syngenta também arrendará a fábrica piloto de fermentação da Novartis e os laboratórios científicos localizados em Basileia, na Suíça. Esta aquisição resulta de uma colaboração de investigação entre as duas empresas desde 2019.
Esta aquisição segue-se à inauguração da nova fábrica de produtos biológicos da Syngenta em Orangeburg, Carolina do Sul, EUA. É a primeira unidade industrial de escala mundial da Syngenta para produtos biológicos agrícolas nos EUA e responderá à crescente procura por soluções biológicas inovadoras e baseadas na ciência nos mercados da América do Norte e da América Latina.
Estes desenvolvimentos ocorrem num momento em que a Syngenta tem em curso diversas parcerias para acelerar o ritmo da inovação biológica e para reforçar a sua posição em áreas-chave como a eficiência do uso dos nutrientes. Ao longo dos últimos meses, a Syngenta anunciou várias colaborações, incluindo com:
- Provivi para novas soluções de feromonas, visando pragas devastadoras em culturas-chave em toda a Ásia.
- Ginkgo Bioworks para acelerar o lançamento de produtos biológicos inovadores.
- Intrinsyx Bio na área em rápido crescimento da eficiência do uso dos nutrientes.
- Lavie Bio para a descoberta e desenvolvimento de novos bioinseticidas.
- Lithos Crop Protect para desenvolvimento de feromonas pulverizáveis visando o control da praga Diabrotica virgifera virgifera.
- TraitSeq para tirar partido da Inteligência Artificial para acelerar o desenvolvimento de produtos biológicos inovadores.
Camilla Corsi, Diretora Global de Investigação e Desenvolvimento de Proteção de Culturas da Syngenta, disse: "Investimos significativamente para disponibilizar o pipeline mais avançado do setor de soluções agrícolas inovadoras. A integração destes ativos de última geração abre um novo capítulo na nossa capacidade de desenvolver soluções biológicas de vanguarda para os agricultores e reflete o nosso compromisso de impulsionar soluções que continuem a elevar a sustentabilidade da agricultura."
Jonathan Brown, Diretor Global da Unidade de Tratamento de Sementes e Biológicos da Syngenta, disse: "Com o portfólio mais amplo e abrangente em todos os segmentos de produtos biológicos, afirmamo-nos como líderes neste setor. Num mercado em constante crescimento, é importante assegurar um pipeline capaz de apoiar a evolução contínua. Acredito que esta aquisição nos permitirá manter a nossa capacidade de inovação."
Os biológicos são tecnologias agrícolas que aproveitam a natureza para proteger e melhorar a saúde das culturas. O controlo biológico, os bioestimulantes e os produtos promotores do uso eficiente dos nutrientes complementam os fatores de produção agrícola convencionais, oferecendo aos agricultores maior flexibilidade para gerir pragas e doenças, lidar com o stress abiótico e melhorar a eficiência do uso dos nutrientes e a saúde do solo.
Os produtos biológicos são cruciais para apoiar a agricultura regenerativa e ajudar a agricultura a transitar para práticas agrícolas mais sustentáveis, além de contribuir para o cumprimento pela Syngenta dos compromissos delineados nas suas Prioridades de Sustentabilidade. A Syngenta tem vindo a expandir sistematicamente o seu foco em produtos biológicos desde a aquisição da italiana Valagro em 2020.