Região dos Vinhos Verdes reforça presença na Ásia com ações em Tóquio, Taiwan, Singapura e Malásia
A Região Demarcada dos Vinhos Verdes promove, em abril, um conjunto de ações integradas no Plano de Promoção 2025 em que estarão presentes cerca de 30 produtores da Região e que tem como objetivo reforçar a presença na Ásia, com novos mercados como Taiwan, Singapura e Malásia, que se juntam ao Japão – que representa já um negócio de mais de 1,6 milhões de euros, com crescimentos superiores a 20% ao ano.

A Prova Anual da Região Demarcada dos Vinhos Verdes em Taiwan contará com 13 produtores presentes e mais de 100 vinhos em prova. Paralelamente, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) promove dois seminários educativos destinados a público especializado de trade e media, conduzidos pelo sommelier e wine educator Thomas Ho - fundador da LE SOMM – que colabora com restaurantes Estrela Michelin, Professor Assistente na Universidade Nacional de Hotelaria e Turismo de Kaohsiung (NKUHT) e Director Executivo da Taiwan Sommelier Association (TSA).
No âmbito da ProWine Tóquio 2025, serão 16 produtores a participar na feira internacional, para além da realização de dois seminários educativos dedicados aos temas “The native grape varieties of the Vinhos Verdes Demarcated Region” e “Unexpected wines from the Vinhos Verdes Demarcated Region”, orientados pelo sommelier e wine educator Koichi Tanabe.
Em julho e em setembro, haverá masterclasses em Singapura e na Malásia, respetivamente, projetadas para dar a conhecer a Região, a variedade de estilos dos Vinhos Verdes e a sua adequação a vários momentos de consumo, assim como o potencial de envelhecimento e de harmonização.
“Em 2025, a CVRVV definiu um Plano de Promoção orçamentado em 2,9M€ que se distribui por mais de 10 mercados estratégicos, entre os quais se destacam novas apostas como Taiwan, Singapura e Malásia, que visam explorar outras geografias e acompanhar a tendência de crescimento que se verifica no Japão. O mercado asiático é muito recetivo aos Vinhos Verdes pelo seu perfil altamente gastronómico e versátil, ideal para harmonizar com a gastronomia local”, destaca Carla Cunha, Diretora de Marketing da CVRVV.