Grapely, a nova startup portuguesa sediada no Douro que quer democratizar ferramentas digitais para adegas de todas as dimensões

De acordo com o cofundador, Gustavo Roseira, a startup procura "contribuir ativamente para a revolução digital no setor do vinho" e as suas ferramentas são pensadas para adegas de todas as escalas, das pequenas produções familiares às grandes empresas vínicas.

grapely logo

Formada por uma equipa de criativos e programadores, a Grapely junta talento local a uma rede internacional de especialistas oriundos de países com profundas raízes vínicas, como França, Itália e Argentina. Com mais de 15 anos de experiência nas áreas do vinho e do desenvolvimento de software, esta jovem equipa está determinada a criar soluções que respondam de forma inteligente, simples e eficaz às necessidades reais de quem vive o vinho no dia-a-dia.

A jornada da Grapely começou com uma visão clara: unir tradição e tecnologia, oferecendo ferramentas adaptadas à nova geração de enólogos e produtores que procuram eficiência e tecnologia de vanguarda. O primeiro produto lançado é uma solução de Rótulos Digitais (E-labels) que permite, em poucos minutos, gerar páginas dedicadas a cada vinho com os dados exigidos pela nova regulamentação da União Europeia — ingredientes, informação nutricional e alergénios — traduzidos para as 24 línguas oficiais da UE.

grapely dashboard

Este sistema é simples, intuitivo e altamente eficaz: o produtor só precisa de adicionar um QR code discreto ao rótulo físico na garrafa, que remete para a página digital com toda a informação exigida por lei. A plataforma está disponível em grapely.io e pode ser testada gratuitamente até três referências, sem compromisso.

Mas a Grapely está apenas a começar. A equipa já está a desenvolver uma app de gestão de adegas, que permitirá acompanhar todo o processo de vinificação — desde a entrada das uvas até ao engarrafamento. Esta ferramenta irá facilitar a gestão de tarefas em equipa, com colaboração em tempo real, registo detalhado e rastreamento das uvas, mostos e lotes de vinho, controlo de inventário e muito mais — tudo acessível a partir de qualquer lugar, através de uma app móvel intuitiva.

Na fase seguinte, a startup irá integrar um módulo dedicado à gestão de vinhas, que permitirá planear e monitorizar todo o ciclo vegetativo, organizar as tarefas agrícolas, gerir fornecedores de uvas, acompanhar fases de maturação, estimativas de rendimento, tendências anuais e outros indicadores essenciais para decisões informadas.

“A nossa equipa de desenvolvimento de software trabalha em estreita colaboração com enólogos e produtores, desde as pequenas produções de garagem até às grandes adegas, para desenvolver soluções que respondam às reais necessidades do dia a dia, devidamente alinhadas com os seus objetivos”, de acordo com Gustavo Roseira.

De olhos postos no futuro, a Grapely planeia integrar inteligência artificial nos seus produtos para tornar a experiência ainda mais personalizada, inteligente e eficiente. Mesmo estando sediada no interior do país, a Grapely tem grandes ambições. O objetivo é crescer além-fronteiras, conquistando clientes em todas as regiões vitivinícolas do mundo.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip