Fruit Attraction 2025 atinge 90% de ocupação e reafirma a sua liderança mundial
A Fruit Attraction, organizada pela IFEMA MADRID e pela FEPEX, e que se realiza de 30 de setembro a 2 de outubro no recinto da feira de Madrid, registou uma taxa de ocupação superior a 90% a quatro meses do seu início. A informação foi avançada pela sua diretora, María José Sánchez, na apresentação da 17ª edição, que contou também com a presença de Cecilio Peregrín e José María Pozancos, presidente e diretor da FEPEX, respetivamente.

O espaço de exposição atribuído até à data ascende a 70.000 m2, mais 8% do que no mesmo período do ano passado. Em suma, as previsões para a próxima edição são optimistas, com uma participação de mais de 2.500 empresas, uma oferta de 75.000 m2 de produtos hortofrutícolas e uma assistência esperada de mais de 120.000 profissionais de 150 países.
A Fruit Attraction 2025 assinala um marco significativo na sua história ao afirmar-se como uma das principais feiras mundiais para o setor das frutas e legumes. Além disso, reforça a sua liderança com uma expansão estratégica e uma nova setorização que irá otimizar a experiência dos expositores e visitantes. Este ano, ocupará 10 pavilhões - 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 12 e 14 - fazendo de Madrid o epicentro mundial da comercialização de produtos frescos.
Os pavilhões ímpares acolherão as novidades e caraterísticas das empresas nacionais, para além das propostas da área Innova&Tech (pavilhão 5). Os pavilhões pares reunirão empresas da Europa (4, 6 e 8), empresas individuais que operam no mercado global (8 e 10), as Américas (12), e África e Ásia no pavilhão 14. A área de logística de alimentos frescos estará localizada no pavilhão 4. Além disso, para completar a oferta expositiva, a maioria dos pavilhões contará com uma área de Indústria Auxiliar, garantindo a representação de toda a cadeia de valor do setor na Fruit Attraction.
Por outro lado, o tomate será o produto estrela deste ano e será o foco de várias iniciativas baseadas neste produto, que continua a ser o legume mais procurado no nosso país e cuja produção tem um impacto económico significativo em Espanha.
Além disso, a edição deste ano dará uma visibilidade específica aos produtos biológicos, com ações diferenciadas para destacar os stands que apresentam este tipo de produtos na Fruit Attraction.
Na sua próxima edição, ao poderoso Programa de Compradores Internacionais voltará a juntar-se a iniciativa Países Importadores Convidados, este ano com destaque para o México e a Malásia.
Pela segunda vez, a Fruit Attraction irá atribuir o prémio Best Stand Awards. Um prémio que irá reconhecer os espaços de exposição que se destacam na feira pela sua criatividade, design e compromisso com a sustentabilidade nas suas quatro categorias: Prémio de Stand Mais Original; Prémio de Stand com Melhor Design; Prémio de Stand Mais Sustentável e Prémio de Melhor Stand, segundo a avaliação do público.
Mais uma vez, a Fruit Attraction lança os Prémios Innovation Hub, que reconhecem o melhor projeto, produto ou serviço do setor, avaliando sempre os critérios de inovação, sustentabilidade, tecnologia aplicada e conhecimento. Tal como noutras ocasiões, todas as candidaturas apresentadas serão expostas na área Innovation Hub - área de ligação dos pavilhões 4 e 6 -, durante os 3 dias da feira.
A Fruit Attraction voltará a ser o centro do conhecimento nos diferentes Fóruns, que acolherão um programa completo de jornadas técnicas composto por sessões caracterizadas pela grande diversidade de conteúdos, bem como pelo elevado nível dos participantes e oradores. Entre outros, a Fruit Attraction acolherá os congressos Grape Attraction, Biofruit Congress e Fresh Food Logistics The Summit.
A Fruit Attraction, organizada pela IFEMA MADRID e pela FEPEX, decorrerá no recinto da feira de terça-feira, 30 de setembro, a quinta-feira, 2 de outubro, das 9h30 às 19h00 e até às 16h00 do último dia.