Estratégias Inovadoras para a Redução de Pesticidas
O projeto AdvisoryNetPEST, coordenado pela CONSULAI, pretende promover o reforço dos serviços de aconselhamento técnico da UE e disseminar novas abordagens que contribuam para a redução do uso e dos riscos dos pesticidas, contribuindo para o alcance dos objetivos definidos pela estratégia “Do Prado ao Prato” pelo setor agrícola.

O consórcio do projeto reuniu em Bordéus, entre os dias 4 e 6 de fevereiro, para analisar o primeiro ano do projeto, planear o ano de 2025 e a organização de diversas atividades, incluindo diversas visitas de campo, webinars a nível europeu e workshops com a rede AKIS.
Um dos momentos-chave do primeiro dia foi a visita às instalações da ASTREDHOR, parceiro do projeto, onde apresentaram uma técnica inovadora e sustentável de controlo de infestantes: o uso de lã para cobertura do solo usada como alternativa ao plástico e aos herbicidas nos viveiros de plantas ornamentais. Esta técnica pretende reduzir o desenvolvimento de infestantes através da aplicação de uma camada de lã diretamente na linha da cultura. Ao limitar a exposição do solo à luz, a barreira de lã inibe o crescimento das ervas daninhas, reduzindo a necessidade de herbicidas químicos e promovendo práticas agrícolas sustentáveis. Além disso, apresenta-se como uma alternativa biodegradável. A eficácia do método depende da qualidade e densidade da camada de lã utilizada. Se for demasiado fina (300 g/m²), não bloqueia suficientemente a luz e rasga-se facilmente.
Por outro lado, se for demasiado espessa (1000 g/m²), torna-se difícil de manusear e pode funcionar mais como um substrato do que como uma cobertura. A camada de lã de 700 g/m² revelou-se a mais adequada, proporcionando uma durabilidade de 2 a 3 anos, garantindo eficiência na supressão de infestantes. Esta técnica representa uma solução prática e ecológica na produção em viveiros, contribuindo para a restauração do solo, retenção de água e promoção da economia circular através da reciclagem de resíduos de lã.
No último dia da reunião, os parceiros do projeto também visitaram o Château Couhins, uma propriedade com uma história que remonta ao século XVII, onde puderam conhecer práticas inovadoras que reduzem o uso e o risco dos pesticidas. O Château Couhins adota uma filosofia ambientalmente responsável há mais de duas décadas. A propriedade proibiu o uso de herbicidas em 2000 e, desde então, tem-se concentrado no enriquecimento da saúde do solo, na promoção da biodiversidade e na implementação de viticultura sustentável e de precisão. Certificada como orgânica em 2022, a propriedade utiliza sebes e faixas florais para criar corredores ecológicos que favorecem a vida selvagem benéfica, enquanto os ninhos para aves e morcegos ajudam a controlar pragas da vinha de forma natural. Durante a visita, foi também destacada a importância do uso correto dos pulverizadores para garantir a eficiência na aplicação de pesticidas.
Além disso, o Château Couhins introduziu um modelo de policultura, com campos de açafrão e oliveiras a crescerem lado a lado com as vinhas, reforçando o seu compromisso com um ecossistema equilibrado. A visita ao Château Couhins foi extremamente enriquecedora, permitindo aos parceiros ver em ação abordagens inovadoras e inspirar-se nas boas práticas da propriedade. A reunião em Bordéus foi um passo crucial para o avanço do projeto AdvisoryNetPEST.