Dia Internacional das Florestas celebrado com crianças no pinhal-bravo
A 21 março honra-se mundialmente a importância da floresta. O Parque Metropolitano da Biodiversidade do Seixal acolheu uma atividade para a promoção da fauna existente neste pinhal-bravo, onde já foram identificadas 856 espécies.
 (1).jpg)
No dia 21 de março, celebra-se por todo o mundo o Dia Internacional das Florestas. O Centro PINUS voltou a festejar esta data especial na companhia do pinheiro-bravo, dedicando uma atividade à valorização desta espécie florestal autóctone junto da sociedade.
No pinhal-bravo do Parque Metropolitano da Biodiversidade, o Centro PINUS, a Câmara Municipal do Seixal e a Associação Vita Nativa, coorganizaram uma ação de celebração do Dia Internacional das Florestas (21 de março) alusiva ao tema escolhido pela FAO "Floresta e Alimentos", realçando em 2025 o importante papel da floresta na produção de alimentos e na segurança alimentar.
Com a participação de alunos e professores do Colégio de Guadalupe, a atividade propôs a construção de diferentes comedouros para a fauna, incentivando a criatividade e o uso de materiais naturais disponíveis no pinhal.
Este workshop didáctico e divertido teve a orientação dos biólogos da Associação Vita Nativa que, ao longo do ano, dinamizam neste parque florestal inúmeras atividades de sensibilização e de educação ambiental. A pé ou de bicicleta, passam pela Casa da Biodiversidade e pelos vários espaços deste pinhal entre 1400 a 1500 visitantes, por mês.
O Parque Metropolitano da Biodiversidade é uma área florestal com 7 hectares, situado na Verdizela e sob gestão do município do Seixal. A ambição da autarquia, partilhada pelo autarca Paulo Silva, é que “este pulmão verde do concelho" se estenda por 400 hectares”, constituindo o segundo maior parque urbano da Grande Lisboa.
Este pinhal-bravo encontra-se inserido no Sítio de Importância Comunitária da Rede Natura 2000 Fernão Ferro/Lagoa de Albufeira e nele já foram identificadas 856 espécies de vários grupos da fauna, flora e inclusive do reino dos fungos. Neste PINUS TV, o Centro PINUS dá a conhecer o local, retratatando esta atividade de comemoração do Dia Internacional das Florestas.