Casa de Santar Vinhos apresenta três novidades para o verão
As novas colheitas dos vinhos Casa de Santar Reserva Branco, Curtimenta e Colheita tardia já estão disponíveis no mercado.

Casa de Santar Reserva Branco 2023, Casa de Santar Branco de Curtimenta 2023 e Casa de Santar Outono de Santar 2022 são as três novidades que a marca Casa de Santar acaba de lançar no mercado, todos assinados pelo enólogo Paulo Prior.
O Reserva Branco faz dupla com o Casa de Santar Reserva Tinto 2020, já lançado em fevereiro. É um vinho produzido com as castas Encruzado, Arinto e Malvasia Fina, e metade fermentou e estagiou seis meses em barrica de carvalho francês com tosta suave. "De aspeto cristalino, a cor é citrina bem definida com tons esverdeados e o aroma fresco, complexo, com predominância em notas de citrinos e frutos exóticos. Já na boca apresenta frescura, fruta, volume, complexidade e tem um final elegante", segundo apresenta a marca.
O Branco de Curtimenta 2023, feito a partir das castas Encruzado (60%) e Arinto (40%), é um vinho cristalino com cor dourada com ligeiros esverdeados. Apresenta aroma intenso a frutas amarelas maduras, fruta de caroço e tem complexidade aromática. O sabor é fresco, frutado, complexo e com longa persistência.
Por fim, o Outono de Santar Colheita Tardia 2022 já era há muito tempo aguardado. O diretor de enologia, Paulo Prior, assina uma colheita distinta e que faz jus à região e à marca Casa de Santar. De aspeto límpido e cor palha aberta, o aroma é botritizado, com nuances de manteiga, alperce seco e flores de citrinos. O sabor é complexo com frescura distinta, untuoso e bem equilibrado. Já o final é longo e persistente.
Se a preferência for um espumante, a recomendação vai para o Casa de Santar Vinha dos Amores Espumante Encruzado 2017, também disponível no mercado há poucos meses, uma alternativa que tem conquistado os adeptos da categoria.
Com mais de 200 anos de história, a marca Casa de Santar é uma das mais emblemáticas do Dão e os seus vinhos são reconhecidos por preservarem o legado histórico e cultural da região, refletindo a paixão pela terra, pelos costumes e pela autenticidade das castas locais. Instalada numa encosta de solos privilegiados e com uma exposição solar excecional, a Casa de Santar Vinhos dispõe de 103 hectares de vinha, onde se destacam castas nobres como Encruzado e Touriga Nacional. A sua parcela mais emblemática, a Vinha dos Amores, é berço de alguns dos vinhos mais distintos e premiados da região e do país.