Boticas e Sertã recebem as próximas ações do Roteiro PINUS 2025

No dia 22 de outubro, o Roteiro PINUS regressa a Boticas para a visita ao “Campo experimental de gestão de regeneração natural de pinheiro-bravo”, no Baldio de Valdegas. Uma oportunidade para conhecer no terreno diferentes técnicas para o aproveitamento da regeneração natural de pinheiro-bravo, operações de condução e manutenção dos povoamentos. >> Inscreva-se aqui. 

Pinus

Esta ação é copromovida com a BALADI e o Secretariado dos Baldios de Trás-os-Montes e Alto Douro. 

A 24 de outubro decorre o workshop técnico “Mercados da madeira de pinho”, na Sertã. 

Um encontro entre proprietários, técnicos e especialistas com o objetivo de dar a conhecer as reais necessidades do setor da madeira de pinheiro-bravo, apoiar decisões de gestão mais informadas e estratégicas na produção florestal. >> Inscreva-se aqui. 

Além de serem apresentadas as oportunidades de mercado, será recordado o importante contributo do pinho no armazenamento de CO2, nomeadamente em aplicações duradouras como a construção. O evento inclui uma visita à nave de experimentação do SerQ.

Esta ação é copromovida com a FENAFLORESTA e tem o apoio da SerQ.

O #RoteiroPINUS2025 é promovido pelo Centro PINUS e pelo Centro de Competências do Pinheiro-Bravo. Este projeto é desenvolvido com o apoio das federações BALADI, FENAFLORESTA, Forestis, FNAPF e UNAC, bem como de várias Organizações de Produtores Florestais (OPF) e foi financiado pelo PRR (Programa MAIS Floresta).

O Centro PINUS é uma Associação para a Valorização da Floresta de Pinho - existe desde 1998 com o objetivo de promover a importância ambiental, social e económica do pinheiro-bravo na floresta portuguesa. Esta associação sem fins lucrativos reúne os principais intervenientes da Fileira do Pinho, incluindo representantes da produção florestal, dos prestadores de serviços, das indústrias, da administração pública, do ensino superior e do setor financeiro. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip