Agricultura europeia mostra-se incapaz de atrair jovens para o setor

agricultura

Apesar dos sucessivos anúncios por parte da Comissão Europeia (CE) e do Comissário Europeu para a Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, de que a Política Agrícola Comum (PAC) deve privilegiar os jovens agricultores, atraindo os jovens para o setor agrícola, a recente publicação de um relatório do Eurostat mostra uma realidade bem diferente e não muito animadora.

De acordo com o documento, apenas 6% das explorações agrícolas são geridas por pessoas com menos de 35 anos, quer sejam ou não os proprietários das mesmas.

Recorde-se que a nova PAC, segundo intenções de responsáveis e instituições comunitárias, devia apoiar e conseguir captar mais 180 mil jovens para o setor agrícola.

Segundo este estudo, das 10,8 milhões de explorações agrícolas existentes na UE, 3,5 milhões são geridas por pessoas com mais de 65 anos, sendo que 2,6 milhões de explorações são geridas por pessoas com idades compreendidas entre os 55 e 65 anos.

Portugal e a Roménia são os países com o tecido empresarial agrícola mais envelhecido, sendo que, no nosso país, 50,1% das explorações agrícolas são geridas por agricultores com mais de 65 anos.

Por outro lado, os países com menos percentagem de pessoas com mais de 65 anos à frente das explorações agrícolas são a Alemanha (6,5%), a Áustria (8,6%), a Polónia (9,6%), a Finlândia (10,2%) e a França (12,4%).

Para inverter esta tendência de envelhecimento, a CE está a trabalhar, no sentido de criar fatores de atratividade junto dos jovens para se dedicarem à agricultura.

Nestas iniciativas estão o prémio à primeira instalação e, também, uma majoração das ajudas, dentro dos pagamentos diretos nos cinco primeiros anos.

Relembre-se igualmente que o Comissário Phil Hogan já prometeu um reforço das medidas para o início de 2016.

Saiba mais sobre a nova PAC aqui:

PAC: comissário europeu da Agricultura garante medidas simplificadas em 2016

Comissário Europeu da Agricultura insiste: é preciso simplificar a PAC

PAC: ministros da Agricultura chegam a consenso sobre a simplificação

PAC: vão avançar medidas de simplificação

Nuno Melo: «A PAC não assegurou a coesão e a equidade desejadas» 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip