PAC: comissário europeu da Agricultura garante medidas simplificadas em 2016

O Comissário Europeu da Agricultura, Phil Hogan, garantiu no fim da semana passada, perante o Parlamento Europeu, que em 2016 seriam tomadas medidas simplificadas para aplicação da nova Política Agrícola Comum (PAC), compreendendo as alterações às ajudas greening (práticas agrícolas benéficas para o clima e ambienta na UE).

O Comissário precisou que os seus serviços trabalham prioritariamente no sistema de pagamentos diretos e medidas de suporte do mercado e só depois analisarão o desenvolvimento rural.

A simplificação da PAC vai ser um dos temas em discussão no próximo Conselho de Ministros da Agricultura que se realiza a 16 de março.

O Comissário estimou ainda que durante o primeiro semestre do ano já vai ter dados que lhe permitam ter uma ideia precisa de como está a decorrer a aplicação da PAC nos diferentes países, para poder lançar propostas concretas no segundo semestre, de modo a poderem ser postas em prática em 2016.

Paralelamente o responsável confirmou a preparação de legislação, visando alterar a existente, no que se refere ao setor das frutas e legumes.

O Comissário relembrou igualmente que os seus serviços já começaram a trabalhar em 2014 sobre a adaptação de 200 regulamentos às alterações impostas pelo Tratado de Lisboa.

Fonte: Reuters 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip