Capoulas Santos em Bruxelas com as crises dos suinicultores e do leite na agenda
O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, participa, esta segunda-feira, dia 15 de fevereiro, em Bruxelas, na reunião do Conselho de Ministros da Agricultura.

Entre outros assuntos, o Conselho vai analisar questões relativas ao Comércio Internacional de Produtos Agrícolas (Mercados de Países Terceiros), o estabelecimento de uma Estratégia Europeia de Investigação Agrícola e uma proposta de criação de uma Plataforma Europeia dedicada ao bem-estar animal.
Irá decorrer ainda um almoço de trabalho à porta fechada, no qual participarão o Comissário Europeu responsável pela Agricultura e os Ministros da Agricultura de todos os Estados-membros, durante o qual será debatida a situação dos mercados agrícolas, mais concretamente a crise que atravessa os setores da produção de leite e da suinicultura, avança a tutela em nota de imprensa.
O ministro Capoulas Santos tenciona, mais uma vez, apresentar propostas e apelar à Comissão Europeia no sentido de encontrar soluções que ajudem a atenuar o impacto negativo da crise nos mercados do leite e da carne de porco, uma crise que está a afetar todos os produtores europeus e que, no caso da carne de porco, se deve não só ao embargo económico que vigora para o mercado russo, mas também à epidemia de peste suína africana que levou a Rússia a decretar um embargo sanitário envolvendo os países vizinhos.
À margem do Conselho, terá lugar uma reunião bilateral entre o ministro da Agricultura português e o seu homólogo esloveno, a pedido deste.