3ª edição da obra "Tratado de Viticultura - A Videira, a Vinha e o Terroir"
A sessão de apresentação da 3ª edição da obra de Nuno Magalhães irá realizar-se no dia 18 de junho, às 16h00, na Sala de Exposições da Biblioteca Central da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Este livro, intitulado Tratado de Viticultura - A Videira, a Vinha, o Terroir, é uma obra didática sobre a viticultura, apresentada de forma sistemática para um público diversificado. Reflete conhecimentos do autor e de profissionais do setor, como colegas, técnicos, viticultores e proprietários de vinhas a quem prestou consultoria. A 3.ª edição mantém os princípios das anteriores, ajustando-se às mudanças sociais, económicas e ambientais no meio rural agrícola, que reforçam a investigação na racionalização da cultura da vinha, a eficiência das operações, a adaptação à escassez de mão-de- obra e a necessidade de mecanização e monitorização.
A procura contínua por este livro, especialmente no meio académico e entre novos empreendedores do setor, motivou atualizações nos temas já abordados e a inclusão de novos conteúdos. Entre eles, destacam-se sistemas de viticultura mais sustentáveis (biológica, biodinâmica e regenerativa), as implicações das alterações climáticas na videira e soluções para mitigar os seus efeitos, e tecnologias de viticultura de precisão que promovem uma vitivinicultura moderna, mais racional, rentável e menos dependente de mão-de-obra, embora mais especializada em tecnologia informática e deteção remota.
Sobre o autor
Nuno Magalhães (Porto, 1945) é licenciado em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia (Univer sidade de Lisboa) e Doutor em Engenharia Agrícola pela UTAD (1990). Iniciou a sua carreira na viticultura na região dos Vinhos Verdes e, de 1999 a 2002, foi coordenador do Curso de Enologia da UTAD. De 2000 a 2018, integrou a Comissão Organizadora do International Master of Science em Vitivinicultura, lecionando na UTAD e em universidades na França, Espanha, Itália, Hungria, Roménia e Chile. Publicou em 2008 o Tratado de Viticultura (Prémio OIV 2010 e Ordem de Mérito Agrícola), o Manual de Boas Práticas Vitícolas (2012) e o Elucidários de Termos Vitícolas Portugueses, Regionais e Vernáculos (2018, Prémio CNOIV 2020). Coordenou e foi coautor de Francisco Girão – An innovator in vitiviniculture of North Portugal (Prémio OIV 2013). Atualmente, é Professor Emérito da UTAD.