Medronho SW: a nova marca do município de Odemira
O município de Odemira criou a marca “Medronho SW”, sob o lema “Medronho que é medronho é do SW!”, com o objetivo de valorizar este produto e todas as suas potencialidades.
A génese de criação da marca “Medronho SW” entronca na estratégia de consolidação deste como um produto da região, que extravasa as fronteiras municipais e que pretende ser capaz de atrair a produção de qualidade de concelhos como Aljezur, Almodôvar, Monchique, Portel, Ourique, entre muitos outros.
Ou seja, a marca “Medronho SW” deve ser encarada não como uma marca de Odemira, mas como uma marca de um território com grande tradição na produção de Medronho, como é todo o Sudoeste de Portugal, salienta a Câmara Municipal.
A ideia de criação da marca “Medronho SW” passa por não limitar a mesma a um só território, realça a autarquia num nota divulgada.
Ricardo Cardoso, vereador responsável pela área de Desenvolvimento Económico do Município de Odemira, diz que «a marca é suficientemente ampla e ao mesmo tempo confinada, para que possa ser absorvida por um conjunto de produtores interessados, que se identifiquem com este projeto e que queiram acrescentar valor ao trabalho que está a ser criado, desenvolvido e promovido».
“Medronho que é medronho é do SW!” é um slogan que pretende afirmar a marca, aumentado a penetração no mercado e elevando consequentemente a margem de comercialização de produtores e comerciantes.
O medronho e a produção de aguardente à base de medronho conhecem em Odemira grande produção e qualidade, sendo considerado um dos produtos estratégicos para o desenvolvimento e dinamismo económico do interior do concelho. Daí a vontade municipal em criar um programa de valorização para este produto.
Se é verdade que o expoente máximo do medronho é a sua aguardente, também é verdade que as potencialidades deste fruto vão mais além, como é o caso da sua transformação em geleia, licor, melosa, bombons de medronho, entre outras formas ainda mais inovadoras de utilização atualmente em desenvolvimento.
Esta marca, que tem vindo a ser desenvolvida nos últimos tempos, foi apresentada ao público no âmbito da presença do Município de Odemira na BTL – Feira Internacional de Turismo, que decorreu entre os dias 2 e 8 de março de 2016, em Lisboa.
Saiba mais sobre a cultura do medronho aqui:
Medronho: o potencial económico de um fruto cada vez mais estudado
Municípios do Pinhal Interior unem-se na valorização do medronho
Medronho, um “tesouro” a descobrir
Estudo de mercado sobre as potencialidades do medronho na Região Centro