João Ponte desafia agricultores a aproveitarem avisos do PRORURAL+

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas  incentiva os agricultores para utilizar o programa para a modernização das explorações e projetos de primeira instalação.

João Ponte

«Está a decorrer o período de candidaturas a dois avisos do PRORURAL+, para projetos de investimento de modernização das explorações agrícolas e de projetos de primeira instalação de jovens agricultores, com o objetivo de melhorar o desempenho e a eficiência das explorações e continuar o processo de rejuvenescimento do setor com a entrada de mais jovens, algo que é fundamental para assegurar o futuro da agricultura na ilha Terceira», afirmou João Ponte, à margem da visita ao mercado agrícola da Terceira, em Angra do Heroísmo.

A 28 de novembro foram abertos dois avisos, com uma dotação global de cinco milhões de euros, para projetos de modernização das explorações agrícolas e apoio à primeira instalação de jovens agricultores, decorrendo o prazo para apresentação de candidaturas até 28 de fevereiro.

João Ponte destacou que, no atual Quadro Comunitário de Apoio, que apresenta uma taxa de execução de 67%, foram aprovados cerca de 260 projetos de modernização de explorações agrícolas na ilha Terceira, num investimento global superior a 32 milhões de euros e entraram para a agricultura 70 jovens, cujos projetos de primeira instalação foram apoiados, o que dá bem nota do dinamismo e da confiança no futuro deste setor.

Para o Secretário Regional, estes indicadores são um sinal evidente e inequívoco da aposta e do esforço que os agricultores fizeram para melhorar as suas condições de trabalho e reduzir os custos de produção.

Relativamente ao mercado agrícola da ilha Terceira, que vai ser alvo de obras de melhoria, João Ponte considerou ser uma infraestrutura onde é possível observar todo o dinamismo do setor.

Em março, aquando de uma visita a este espaço, localizado na Vinha Brava, João Ponte anunciou a realização de obras, com o intuito de tornar a exposição dos produtos locais e regionais mais apelativa e funcional, tanto para quem compra, como para quem vende.

«Este espaço, na perspetiva do Governo dos Açores, necessitava de pequenos melhoramentos, com vista a dotar o mercado de melhores condições de exposição dos produtos, bem como condições de proteção dos bens dos próprios vendedores», salientou, revelando que se prevê que a obra esteja concluída durante o primeiro semestre deste ano.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip