I Festival do Arroz Carolino da Lezíria Ribatejana

Samora Correia, concelho de Benavente, recebe de 26 a 29 de maio de 2016 o I Festival do Arroz Carolino da Lezíria Ribatejana.

arroz

A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Benavente, irá dar a conhecer e a provar os variados sabores que o arroz carolino pode proporcionar.

Recorde-se que Portugal é um dos principais consumidores e produtores da Europa de arroz.

«Comprar arroz genuinamente português cultivado nos estuários do rio Tejo e de outros rios importantes do País, é desenvolver a economia nacional e das regiões produtoras do cereal», salienta a organização sublinhando a importância do evento.

O município de Benavente salienta que «está verdadeiramente apostado na valorização deste tipo de arroz, cultivado na Lezíria Ribatejana em grande escala, não só por acreditar na sua qualidade mas porque este cultivo está enraizado na nossa história, na economia local e marca de forma singular a paisagem que nos rodeia».

O arroz carolino cresce «num solo absolutamente fértil que, aliado a uma temperatura singular, lhe dá a qualidade reconhecida por todos. O seu bago cheio e pequeno absorve os sabores e, depois de cozido, fica envolto num molho aveludado, propício à confecção de tantos pratos deliciosos que fazem parte da gastronomia tradicional do Ribatejo».

Saiba mais sobre a temática do arroz aqui:

O arroz

Tecnologias pós-colheita de arroz

Arroz: defender a fileira através da «diferenciação do produto»

Orizicultores reclamam mais apoios na promoção da fileira do arroz

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip