Agroalimentar português aposta em Xangai

A associação empresarial PortugalFoods assinou um acordo com o importador chinês Top Snow para «intensificar a venda de produtos agroalimentares portugueses em Xangai».

As importações portuguesas feitas por aquele grupo «tem crescido por ano seis milhões de dólares», devendo ultrapassar 40 milhões de dólares, realçou o secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito.

Entre outros produtos, o governante mencionou vinho, azeite, café, chocolates e laticínios e disse que o mesmo importador «manifestou interesse em começar a importar também derivados de carne de porco».

Sede de um município com cerca de 23,5 milhões de habitantes, Xangai é considerada a «capital económica da China» e uma das mais cosmopolitas cidades chinesas, depois de Hong Kong.

Na semana passada, também em Xangai, mais de uma dezena de empresas portuguesas participaram na edição anual da SIAL China, apontada como o maior certame alimentar da Ásia.

Segundo os números indicados pelo secretário de Estado, nos últimos dois anos, as exportações agroalimentares portuguesas para a China cresceram 25%, ultrapassando 20 milhões de euros em 2014, e no primeiro trimestre de 2015 aumentaram 80% em relação a igual período do ano anterior.

Dentro das exportações portuguesas, o agroalimentar é das rubricas que mais cresce e para a PortugalFoods, a associação empresarial que promove internacionalmente o setor, a China é uma das «apostas prioritárias» fora da União Europeia.

Depois de Xangai, Nuno Vieira e Brito seguiu para Macau e no fim-de-semana viajará até Pequim, onde vai reunir-se com responsáveis da Administração-geral da Supervisão de Qualidade, Inspeção e Qualidade (AQSIQ, na sigla em inglês).

É o segundo governante português a deslocar-se à China no espaço de uma semana, depois do secretário de Estado da Economia, Leonardo Mathias.

Fonte: Lusa

 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip