Vinhos da Região do Douro no Encontro de Produtores da Garrafeira Nacional

Amanhã, dia 29 de julho, entre as 16h e as 19h, a Garrafeira Nacional – Loja da Conceição abre portas ao Encontro de Produtores, um evento que reúne produtores nacionais da região do Douro: Esporão com Quinta dos Murças, Symington Family Estates, Quinta do Infantado, Quinta da Pacheca, Quinta de Valbom e CARM. Os encontros acontecem no último sábado de cada mês e proporcionam uma oportunidade única para os wine enthusiasts conhecerem os projetos e degustarem, de forma gratuita, vinhos especialmente selecionados, enquanto interagem com os produtores e enólogos responsáveis pela criação.

A Quinta dos Murças, situada no centro da Denominação de Origem Controlada Douro, é caracterizada pela presença de 8 terroirs muito marcados pelas diferentes altitudes e exposições solares, pelos solos xistosos e pelo clima do vale do rio Douro. Nas vinhas foram plantadas dezenas de castas autóctones, segundo Produção Biológica e Produção Integrada. A empresa Esporão, nascida no Alentejo, revela a vontade de fazer os melhores vinhos, sendo a principal motivação para terem alargado as suas gamas de produtos para outros territórios.

Marca reconhecida na esfera dos vinhos do Porto, a Symington Family Estates herda uma história rica em sabor e tradição. A empresa familiar gerida pela 4.ª e 5.ª geração, tornouse especialista na produção de vinhos, através da gestão de grandes projetos que vão desde a Quinta do Vesúvio à Graham's, fruto de uma paixão dedicada e do compromisso com a excelência.

A Quinta do Infantado é conhecida pela excelência das suas vinhas. Desde o século XIX, a família Roseira aumentou a área das vinhas e especializou-se na produção e envelhecimento de Vinhos Finos. Em 1979, revitalizaram a tradição ao lançar os primeiros Vinhos do Porto de Quinta. Possui 23 hectares de vinhas classificadas com a melhor categoria do Douro.

Pioneira na produção de vinhos próprios desde 1903, a propriedade Quinta da Pacheca remonta a 1738, quando D. Mariana Pacheco Pereira a adquiriu. Hoje, a nova geração dos Serpa Pimentel administra a quinta com paixão e dedicação a uma história rica em tradição e à enologia que define a qualidade dos vinhos.

O projeto Quinta de Valbom é o mais recente do reputado produtor alentejano, Herdade dos Grous. Muito ambicioso, anuncia o aparecimento de vinhos Durienses onde a qualidade está certamente garantida. A Quinta foi adquirida em 2012 e conta com 45 hectares de vinha, sendo que 27 são vinha antiga com idades compreendidas entre os 30 a 100 anos.

Ligada à viticultura desde o final do século XIX, a Casa Agrícola Roboredo Madeira tem propriedades no Douro Superior, em redor de Almendra. A vinha mais antiga remonta a 1966 e, ao longo dos anos, foram introduzidas novas castas tradicionais, reconvertidas para o modo de produção biológica. Os vinhos espelham a paixão pela terra, o respeito pela natureza, cheiram e sabem ao xisto, à esteva, às flores e aos frutos silvestres.

Fundada em 1927, a Garrafeira Nacional tem sido distinguida com diversos galardões, sendo uma das maiores referências no mundo dos vinhos e bebidas espirituosas, a nível nacional e internacional.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip