Vendas de vinho do Porto em Portugal sobem no primeiro trimestre de 2016

As vendas de vinho do Porto em Portugal no primeiro trimestre deste ano subiram 21,75 face a igual período de 2015, atingindo 68,5 milhões de euros, segundo avançou o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto.

vinho do porto

«O mercado nacional está-se a comportar muito bem, a crescer a dois dígitos», salientou o presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), Manuel Cabral, a respeito de uma ação de divulgação e de promoção interna daquele organismo, o Porto & Douro Wine Show, que terá lugar este sábado e domingo (7 e 8 de maio), no Mercado da Ribeira, em Lisboa.

O responsável referiu ainda que, no mesmo período, as vendas de vinhos do Douro com denominação de origem no mercado português chegaram aos 29,2 milhões de euros, o que corresponde a um crescimento de 18,2%.

«Em comparação com igual período do ano passado, podemos verificar que, em termos totais, registámos uma comercialização na ordem dos 97,7 milhões de euros, o que corresponde a um crescimento de 4,1% no volume de negócios e a 1,9% no preço médio», completou Manuel Cabral.

O presidente do IVDP referiu ainda que «a comercialização de vinhos da Região Demarcada do Douro em 2015 ultrapassou a barreira psicológica dos 500 milhões de euros (510,7)». Em regra, segundo frisou, é nos últimos meses do ano que as vendas atingem o seu pico.

«Isto parece indicar que estamos no bom caminho», concluiu, assinalando haver um crescimento sustentado também do preço médio. Manuel Cabral frisou que são iniciativas como o Porto e Douro Wine Show, dentro e fora do país, que têm levado os vinhos do Porto e do Douro cada vez mais longe, «aumentando o conhecimento da sua versatilidade, criando novos hábitos de consumo» e contribuindo para que as vendas aumentem.

O evento contará com a participação de 20 produtores e um programa diversificado, permitindo distinguir os diferentes estilos e vinho do Porto e conhecer as «potencialidades de harmonização dos vinhos do Porto e do Douro com a gastronomia e a cozinha criativa».

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip