UE: onze países rejeitam OGM’s

ogm

Aproveitando a legislação comunitária, que permitiu aos Estados-membros decidir por si a proibição da sementeira de Organismos Geneticamente Modificados (OGM’s), está a crescer o número de países que vão utilizar essa prerrogativa.

Assim, com a data limite de 2 de outubro, para notificar a Comissão Europeia (CE) das suas decisões, já são 11 os países que manifestaram oficialmente a sua intenção de proibir a sementeira dos OGM’s.

Os países que já oficializaram os pedidos são a Áustria, a Croácia, a França, a Grécia, a Hungria, a Letónia, a Polónia e a Holanda.

Alguns países optaram por proibir para algumas regiões, como é o caso do Reino Unido, com a Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte e a Bélgica, com a Valónia. É provável que a Itália se junte a este grupo.

Segundo a legislação atual, a proibição em cada Estado-membro passa por duas etapas, sendo que a primeira é o pedido às empresas que produzem sementes OGM’s para que não vendam no país.

Se tal pedido não for aceite, passam à segunda fase, que é proibir com base na política ambiental ou agrícola ou outros motivos de âmbito social. 

Fonte: Agroinfo

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip