Tomate: França, Espanha e Itália analisam perspetivas da campanha 2015/2016

tomate

O grupo franco, espanhol e italiano de tomate, composto por representantes dos produtores de França, Espanha e Itália, reuniram-se em Bruxelas para analisar as perspetivas da campanha 2015/2016, assim como para analisar as importações de tomate procedentes de Marrocos.

Nas previsões sobre o desenvolvimento da campanha 2015/2016, o grupo analisou o efeito que possa ter sobre o mercado comunitário o veto russo às importações procedentes da Turquia e a sentença do Tribunal de Justiça da União Europeia (UE), segundo o qual desaparece o Acordo entre a UE e Marrocos, relativo ao comércio agrícola que afecta o Saara Ocidental.

De janeiro a julho de 2015, a exportação de frutas e hortícolas frescas da Turquia para a federação Russa totalizou 676,2 milhões de toneladas, mais 11% em relação ao período homólogo de 2014.

O tomate é o principal produto exportado pela Turquia para a Rússia, com 288,3 milhões de toneladas, mais um por cento em relação ao primeiro semestre de 2014.

No que diz respeito às importações comunitárias de frutas e hortícolas procedentes da Turquia, de janeiro a setembro de 2015, situaram-se em 470.807 toneladas, das quais 342.586 correspondem a frutas e 128.221 a toneladas de hortícolas.

O tomate é também o principal produto importado pela União Europeia para a Turquia com 33.062 toneladas, segundo dados do Eurostat, processados pela FEPEX.

Em relação a Marrocos, a FEPEX considera que a sentença do Tribunal de Justiça da UE pode ter um forte impacto nas importações comunitárias procedentes de Marrocos, pelo que se deve considerar que um volume crescente da produção marroquina de tomate é originária do Saara Ocidental, tendo em conta a política de desenvolvimento de culturas nesta zona.

O Grupo analisou também o funcionamento do sistema de preços de entrada de tomate de Marrocos, reiterando a FEPEX a necessidade de se estabeleceram dois valores globais de importação diferenciados, um para o tomate cereja e outro para o normal.

O Grupo de contacto franco-espanhol-italiano é constituído por representantes dos produtores de tomate da França, Espanha e Itália, assim como responsáveis das respetivas administrações. É um dos grupos de trabalho constituídos no quadro do Comité Misto de frutas e hortícolas.

Fonte: Agrodigital

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip