Terramay convida a "Plantar o Futuro" no Alandroal

No próximo dia 7 de janeiro irá decorrer a iniciativa “Terramay - Plantar o Futuro”, uma ação organizada pela Terramay e que conta com o apoio da Câmara Municipal do Alandroal. O objetivo é o plantio de 5.014 árvores, exatamente o número de habitantes registado no Censos de 2021 deste concelho raiano que luta, tal como os promotores deste evento, contra a desertificação natural, social, económica e cultural. O evento realiza-se já este sábado, entre as 09h00 e as 16h00 e qualquer pessoa ou família pode participar.

A data assinalada marca a terceira fase de reflorestação do projeto Terramay, que desde 2020 já plantou cerca de 3.600 árvores, sendo que o objetivo, desta vez, passa por plantar 5.014 árvores e arbustos autóctones.

A iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal do Alandroal que, para além do contributo de alguns colaboradores da autarquia durante o plantio das árvores, disponibiliza transporte gratuito para todos os que quiserem participar no evento, a partir do Alandroal, incluindo almoço gratuito, volta de pónei para os mais pequenos e um certificado de participação.

A doação das árvores para a ação de proteção dos ecossistemas é feita pelos projetos Life Terra, Desert Adapt e, ainda, pela associação Além Risco, uma das associações mais importantes na divulgação dos problemas da desertificação no território alentejano e que visa plantar 50.000 árvores no distrito de Évora.

“Para além de fortalecermos a relação das pessoas com a natureza, é uma forma de sensibilizar todos para a importância da floresta, dos solos e das águas, que são responsáveis pelo equilíbrio e saúde do ecossistema em que vivemos, e do qual tanto dependemos, nos variados aspetos, entre eles, a alimentação, fator imprescindível para a nossa saúde.”, afirma David de Brito, cofundador da Terramay e promotor da iniciativa.

O projeto “Terramay - Plantar o Futuro” é uma ação que visa ter um impacto significativo, local e social, sensibilizando a comunidade para um futuro mais sustentável para o planeta.

“O investimento na saúde dos ecossistemas é a única base para termos um território, que no futuro, garanta a segurança alimentar, climática e económica para as gerações mais jovens e vindouras, que têm, no mínimo, o mesmo direito à liberdade, saúde e segurança que nós tivemos até hoje”, acrescenta David de Brito. “A Terramay convida todos a participarem e a ajudarem-nos a plantar o futuro. Será também um momento para desfrutar de um dia bem passado nas margens do Alqueva, com família e amigos, enquanto se investe no futuro das próximas gerações”, conclui o mesmo.

Para participar na iniciativa basta enviar um email para hello@terramay.com ou através do WhatsApp - 932 566 672.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip