Setor agrícola debate o Uso Sustentável dos Pesticidas no dia 24 de maio em Santarém

O III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas- Que futuro? realiza-se a 24 de maio de 2024, a partir das 9h00, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS).

Representantes dos agricultores, da indústria, entidades oficiais, eurodeputados e Academia vão sentar-se à mesa para debater os desafios do Uso Sustentável dos Pesticidas e apresentar caminhos suportados no conhecimento e na inovação para a construção de políticas e para a implementação de práticas adequadas ao setor. As duas primeiras edições deste Colóquio realizaram-se em 2013 e em 2019.

Associação Portuguesa de Horticultura, o COTHN-CC e a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém organizam o Colóquio num momento oportuno, após a decisão da Comissão Europeia, em fevereiro passado, de não avançar com a revisão da Diretiva sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas, mas em que se mantêm as metas e a ambição do Pacto Ecológico Europeu.

O Colóquio será altamente dinâmico, em formato de mesas-redondas. A Sessão I- Ouvir os Agricultores inclui uma primeira parte de debate com representantes das principais associações agrícolas : António Saraiva (Diretor Executivo da Portugal Nuts – Associação de Promoção de Frutos Secos); Diana Tereso Ferreira (Vice-presidente da AlgarOrange- Associação de Operadores de Citrinos do Algarve), Luís Marcos (Diretor-geral da ADVID - Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense), Maria do Carmo Martins (Secretária-geral do COTHN – CC-Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional), Sérgio Ferreira (Presidente da Direção da AIHO – Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste) e Susana Sassetti (Diretora Executiva da OLIVUM – Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal).

Na segunda parte da Sessão I participam os representantes das confederações agrícolas: Firmino Cordeiro (Diretor-geral AJAP-Associação de Jovens Agricultores de Portugal); Pedro Santos (Diretor CNA-Confederação Nacional de Agricultura); CAP-Confederação dos Agricultores de Portugal e CONFAGRI - Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (representantes a indicar).

A Sessão II- Qual o Futuro abordará o tema do Uso Sustentável dos Pesticidas nas perspetivas nacional e europeia. Os oradores convidados são Paula Cruz Garcia (Subdiretora DGAV- Direção Geral de Alimentação e Veterinária), Felisbela Torres Campos (Presidente da CropLife Portugal), Cristina Carlos (Docente na UTAD- Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), Pedro Fevereiro (Diretor Executivo InnovPlantProtect) e Eurodeputados das diversas famílias políticas europeias (oradores a indicar brevemente).

Para mais informações e inscrições no Colóquio consulte aqui.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip