Serra da Estrela: associação de criadores de ovinos cria iogurte de leite de ovelha

A Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE), sediada em Oliveira do Hospital, já não guarda só queijos da Serra. Agora, tem também iogurte de leite de ovelha.

Há uma nova variedade de produtos feitos a partir de leite de ovelha. Noutros países, como a Bulgária, são comuns.

Em Portugal, é a primeira vez que é produzido o iogurte de leite de ovelha. Mas a ANCOSE aposta também em manteiga feita a partir do soro deste leite, queijo creme para barrar e queijo fresco.

Estes quatro produtos começaram a ser ensaiados em 2008 pelo técnico da associação. João Madanelo. «O propósito era trazer mais pessoas à área da Serra da Estrela, agitar um pouco», revela o engenheiro.

O iogurte de leite de ovelha (da raça bordaleira e coalhado pela flor do cardo) tem dado nas vistas e é diferente dos outros, para melhor, garante João Madanelo: «um iogurte com mais corpo, mais denso, mais rico a nível nutritivo, um iogurte natural, sem açúcar».

Com tantos atributos, «a aceitação tem sido satisfatória». «A comercialização tem sido feita aqui à porta e, em alguns restaurantes de Lisboa e Porto, fica bem como sobremesa, com doce de abóbora e nozes. E usa-se em saladas», conclui.

Os iogurtes custam um euro cada. Este ano já foram vendidos dois mil iogurtes.

Fonte: Renascença  

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip