Seca afeta produção agrícola na Alemanha

O tempo seco e quente está a afetar a produção agrícola em várias regiões da Alemanha.

seca

A colheita de cereais promete ser fraca e a produção de leite diminui. Os consumidores preocupam-se com um possível aumento de preços do pão e dos produtos lácteos.

Herbert Funk, da Câmara da Agricultura da Baixa Saxónia, tranquiliza os consumidores: «o peso do preço dos cereais no pão e derivados não ultrapassa os dez por cento». Também Björn Börgermann, da Associação Alemã de Produtores de Leite, frisa que «a produção de leite está ao mesmo nível de anos anteriores, ainda não observamos uma quebra generalizada a todo o país».

A Associação Alemã dos Agricultores tinha já alertado para uma quebra da produção agrícola em virtude da seca que se faz sentir.

O presidente da Associação, Joachim Rukwied, afirmou há poucos dias, que «nalgumas regiões a situação coloca a existência em perigo. As colheitas voltarão a ficar abaixo da média».

Nalgumas regiões, a produção de cereais deverá ficar cerca de 20 por cento abaixo dos valores de anos anteriores ou até mesmo, menos de metade.

Rukwied apela a ajudas por parte do Governo Federal. A Ministra da Agricultura Julia Klöckner, já informou que o seu ministério irá proceder a uma avaliação da situação logo que estejam terminadas as colheitas.

Fonte: dpa via Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip