Preços dos produtos energéticos regista maior subida desde 1985

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou esta terça-feira os dados da inflação que mostraram especificamente que, nos produtos energéticos, a variação do índice relativo aumentou para 27,3% face a 26,7% em abril, o que representa o valor mais elevado desde 1985, há 37 anos, onde houve uma variação de 11,6%.

Já o índice referente aos produtos alimentares não transformados registou uma variação homóloga de 11,6% face a 9,4% em abril.

A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi de 8% em maio de 2022, uma subida de 0,8 pontos percentuais face ao mês anterior e o valor mais elevado desde fevereiro de 1993, divulgou esta terça-feira INE.

Já o indicador de inflação subjacente, que exclui produtos alimentares não transformados e energéticos, também subiu, registando uma variação de 5,6% face a 5% em abril.

Os dados do INE destacam um aumento das variações homólogas das classes da habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis e das bebidas alcoólicas e tabaco com variações de 13,4% e 2,8%, respetivamente e, no sentido oposto, os transportes e as comunicações que apresentaram uma diminuição da taxa de variação homóloga para 10,8% e 2,2%, respetivamente.

Em cadeia, a variação da inflação foi de 1% face a 2,2% no mês anterior e 0,2% em maio de 2022. Nos últimos doze meses, a variação média foi de 3,4%, face a 2,8% em abril.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) registou em maio de 2022 uma variação homóloga de 8,1%, confirmou o INE, um aumento de 0,7 pontos percentuais face a abril, o terceiro mês consecutivo em que o indicador ultrapassa o valor mais elevado registado em Portugal desde que começaram a ser recolhidos os dados, em 1996.

Fonte: Executive Digest 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip