Portugal tem 171 empresas certificadas em gestão florestal sustentável

Portugal já tem 22 produtores florestais e 171 empresas certificados pelo sistema internacional FSC, que atesta a utilização de práticas sustentáveis na gestão da floresta, avança um responsável da organização de defesa do ambiente WWF.

«Existem atualmente 22 operadores florestais com as suas práticas de gestão florestal certificadas pelo FSC, totalizando uma área de 351.451 hectares», diz Rui Barreira, da organização internacional WWF em Portugal, entidade que lançou no país este sistema, em 2006.

As certificações Forest Stewardship Council (FSC) dos produtores florestais abrangem mais de 10% do total da floresta portuguesa, principalmente áreas de eucalipto, sobreiro e pinheiro.

A atribuição desta certificação permite aos proprietários de floresta apresentar uma garantia de que cumprem as regras de uma gestão sustentável, ou seja, respeitam os pilares ambiental, económico e social - de proteção do ambiente, de crescimento económico e de melhoria da qualidade de vida das populações que dependem das florestas.

O sistema de certificação FSC pretende obter a rastreabilidade dos produtos, acompanhando o seu percurso desde a floresta até ao consumidor.

Além dos silvicultores, também as empresas da cadeia florestal podem apresentar esta certificação, colocando um selo FSC nos seus produtos. Um dos exemplos são as empresas que produzem ou comercializam vinho, informando que as suas rolhas resultam de um processo que não afeta o ambiente.

«Os principais produtos comercializados com o selo do FSC em Portugal são o papel e as rolhas de cortiça, sendo que há cada vez mais produtos de madeira, como pavimentos ou portas, que também apresentam» esta garantia, explicou Rui Barreira.

O técnico da WWF em Portugal falava à Lusa a propósito da divulgação de um relatório internacional sobre os impactos económicos da certificação FSC nos operadores florestais. As conclusões referem que o sistema «resulta em benefícios financeiros» para aquelas empresas.

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip