Paulo Portas incita empresas portuguesas a exportar mais para o Senegal

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, incitou esta quarta-feira as empresas portuguesas a exportarem mais para o Senegal, frisando que em economia global ninguém é dono de um mercado, pelo que aquelas «podem perfeitamente disputar o lugar de outras».

À saída do Fórum Económico Portugal - Senegal, que decorreu em Lisboa, no âmbito da visita oficial do Presidente do Senegal, Macky Sall, ao país, Paulo Portas comentou: «viram ali uma sala cheia de empresários».

O governante afirmou que a grande participação no seminário e o facto de «haver um crescimento tão significativo de empresas interessadas» no mercado senegalês «prova que em economia global ninguém é dono de um mercado».

Foram assinados, à margem do Fórum, cinco acordos concretos de projetos que permitem às empresas portuguesas ganhar mercado naquele país.

À margem do evento, Paulo Portas disse que Portugal «pode exportar mais para o Senegal» e lembrou, como já tinha feito no seu discurso, que já estão criados «os instrumentos jurídicos que favorecem a presença das empresas portuguesas» naquele mercado, como a convenção que visa evitar a dupla tributação e o acordo sobre a proteção dos investimentos, que espera «que entrem em vigor a breve trecho».

Ao todo, afirmou, são já mais de 250 as empresas portuguesas que exportam para o Senegal, que o governante realça como uma porta de entrada para o mercado da África Ocidental, «não a única mas uma porta de entrada importante».

Já o presidente do Senegal, Macky Sall, que presidiu ao Fórum, falou sobre as oportunidades de negócio no seu país e manifestou «todo o interesse que atribui à revitalização da cooperação com Portugal através de uma participação mais ativa do setor privado».

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip