Palestras, tertúlias e visitas técnicas em destaque na Feira Nacional do Mirtilo

A edição de 2016 da Feira Nacional do Mirtilo vai realizar-se em Sever do Vouga entre 23 e 26 de junho de 2016, numa organização da Associação para os Pequenos Frutos e Inovação Empresarial (AGIM).

mirtilo

Do vasto programa divulgado pela organização, destaque para as palestras técnicas que irão refletir sobre o fruto.

No dia 24 de junho, pelas 14h30, decorre a palestra "Transformação do mirtilo", promovido pela Inovlinea (Tagusvalley).

Às 17h00 terá lugar a tertúlia “Soluções Inovadoras para a otimização do processo produtivo e de abastecimento e novos desafios para a transformação do mirtilo”. Neste evento participam Eduardo Mateus (Diretor do Continente de Aveiro), Pedro Alexandre Silvestre Madeira (Médico Oncologista no IPO de Coimbra), Teresa Manso (Plataforma AgroAlimentar da Universidade de Aveiro), um técnico agrícola da AGIM, Paulo Lúcio (Cooperativa Bagas de Portugal), Carlos Adão e Pedro Lobos (produtores de mirtilos), Alice Martins (Casa de Severi). A moderação está a cargo de Sandra Santos, coordenadora da AGIM.

No sábado, 25 de junho, irão ser apresentados, às 11h00, os resultados do Campo Experimental de Pequenos Frutos da Agim.

Ao início da tarde, pelas 14h15, terá lugar o colóquio “Produção e mercado do mirtilo”. O evento irá debater temas como a "Inovação nas soluções técnicas e científicas", as "fragilidades e desafios durante a cadeia" e "O futuro com diferenciação". No final haverá uma mesa redonda com vários intervenientes do setor.

Durante os dias da Feira realizam-se ainda visitas ao Campo Experimental de Pequenos Frutos sendo que nos dias 24 e 25 de junho, pelas 15h00, decorrem visitas técnicas a pomar de mirtilos no âmbito da Rota do Mirtilo. A organização aconselha a inscrição para esta atividade.

Durante os quatro dias do evento, de entrada gratuita, o Parque Urbano da Vila de Sever do Vouga conta receber várias dezenas de milhar de pessoas para visitar os cerca de 100 expositores presentes esta ano, desde as artes e ofícios, passando pelos técnicos, viveiristas e produtores que vendem o mirtilo em fresco e seus derivados, não esquecendo a gastronomia local.

Saiba mais sobre a Feira Nacional do Mirtilo aqui:

Feira Nacional do Mirtilo regressa em junho a Sever do Vouga

Sever do Vouga: Feira do Mirtilo aproveita espaço para crescer

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip