«Os Verdes» querem proibição de cultivo e comercialização de transgénicos

Milho

Por iniciativa de 'Os Verdes' discute-se na próxima quinta-feira (12 de março), na Assembleia da República, a proibição do cultivo, comercialização e libertação deliberada em ambiente de Organismos Geneticamente Modificados (OMG).

Mais de 70% dos cidadãos dos diversos Estados da União Europeia (UE) recusam o consumo de transgénicos, pelos riscos que comportam para a saúde e para o ambiente, segundo o PEV, em comunicado enviado às redações.

Cerca de 95% não admite prescindir do direito de poder rejeitar OGM. Acontece, segundo ‘Os Verdes’, que «a União Europeia preferiu deixar a porta aberta às multinacionais do setor agroalimentar e não foi respeitou a vontade dos cidadãos e, actualmente, quando um alimento contém matéria transgénica em quantidade inferior a 0,9%, dispensa-se informação ao consumidor».

Também quanto ao cultivo, «a UE preferiu ceder aos interesses da Monsanto e autorizou, em 1998, o cultivo do milho transgénico MON810», acrescenta-se na nota.
 
Face à recente deliberação da UE que determinou que a decisão sobre o cultivo de OGM passará a competir a cada Estado-membro, o PEV considera que «é tempo de Portugal se desvincular da profunda leviandade com que tem permitido a presença de OGM nos campos agrícolas.

Assim, o grupo parlamentar «Os Verdes» apresentou o Projeto de Lei em causa que, em conformidade com o princípio da precaução e tendo em vista a proteção da saúde humana e do ambiente, toma como objetivo a proibição de produção e comercialização de OGM.

Fonte: Diário Digital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip