Opinião: #INDUSTRIAALIMENTARPORSI

Opinião de Pedro Queiroz

Pedro Queiroz é diretor-geral da Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares (FIPA)

Pedro Queiroz FIPA

Estávamos em março de 2020, em pleno confinamento geral. Nessa altura, #industriaalimentarporsi foi o hashtag por nós utilizado para transmitir o trabalho diário levado a cabo por toda indústria para continuar a fazer chegar à população os bens alimentares.

Em janeiro de 2021, estamos perante um novo confinamento. São inequívocas a instabilidade e as incertezas que o cenário, em que iniciamos este novo ano, traz para a sociedade e para o tecido económico. A indústria agroalimentar não estará fora deste panorama, muito embora as perceções globais possam concluir desempenhos económicos positivos e inabaláveis. Certo é que continuaremos a trabalhar e é altura de reiteramos aqui a mensagem #industriaalimentarporsi.

Este “alimentar por si” não reflete, contudo, apenas o dia-a-dia da indústria “no terreno” e os entraves que a pandemia tem vindo a colocar. Reflete, igualmente, que temos de trabalhar para dar respostas aos desafios reforçados, quer no contexto nacional quer europeu, em matéria de sustentabilidade ambiental, inovação no produto, informação ao consumidor, sem esquecer a segurança alimentar e segurança dos alimentos.

Em certa medida, 2021 será um ano decisivo para a indústria agroalimentar numa altura em que se decidem e colocam em prática pacotes legislativos relacionados com resíduos, economia circular e clima.

Nos próximos meses, é altura de o setor continuar a dar provas da reformulação nutricional levada a cabo pelas empresas. A informação ao consumidor e entre os atores da cadeia de valor será também um dos focos.

Sem esquecermos que este ano será marcado pelo arranque efetivo do debate e da elaboração das medidas concretas “Do Prado ao Prato”, a estratégia europeia que definirá aquilo que serão os sistemas alimentares e o nosso futuro.

Em suma, estamos preparados para 2021. Vamos a isso.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip