Natal: a época mais importante do ano para o retalho alimentar
Na semana antes do Natal aumentam as vendas de produtos alimentares.
Não são só os presentes que levam os portugueses, nesta época, a contar os trocos que têm na carteira. Uma boa mesa é algo que a tradição nos ensinou sempre a saber apresentar, sobretudo em dias de festa, pelo que não é de admirar que nesta época aumentem as vendas no retalho alimentar.
É isso mesmo que prova um estudo da Nielsen que refere que as vendas no retalho alimentar representam cerca de 9% do total de vendas anuais e com o maior pico na semana do Natal e na anterior.
A análise é referente a 2015, ano em que se verificou um crescimento de vendas em valor no Natal de 3% face ao ano anterior.
Os produtos mais comprados são os bombons (63%), figuras de chocolate (42%), bem como as bolachas sortidas, licores, o vinho do Porto, o whisky, o vinho espumante e o bacalhau seco.
Já os frutos secos parecem não ter as suas vendas tão concentradas uma vez que são cada vez mais consumidos ao longo de todo o ano.
O bacalhau seco continuou a ser o mais procurado no Natal de 2015, embora se denote que o bacalhau congelado é cada vez mais comprado em detrimento do seco, refere Marta Teotónio Pereira,Client Business Partner da Nielsen.
«O fenómeno do gin acentua-se ainda mais no Natal. Apesar de ter um peso de apenas 2,6% no total de vendas em valor, o gin mostrou um significativo crescimento em volume de 117% no Natal de 2015 face ao ano de 2013 (no total do ano cresceu 93%)», comenta Marta Teotónio Pereira, em comunicado.
No que diz respeito às bebidas alcoólicas mais consumidas nesta época, o vinho tem um peso de 48% no total de vendas, seguindo-se o whisky (16%), o vinho espumante (10%) e o vinho do Porto (9%).
Os supermercados são as lojas mais procuradas para este género de compras, embora os hipermercados estejam a ganhar espaço.
Fonte: Notícias ao Minuto