Missões Oceano e Solos: Entidades portuguesas já captaram um total de 15 M€

Portugal tem tido um desempenho muito positivo nos concursos Agência Nacional de Inovação (ANI) relativos à Missão Oceano e Águas (Restore our Ocean and Waters) e à Missão Solos (A Soil Deal for Europe). Entre 2021 e o ano passado, as entidades portuguesas alcançaram um total de 15 Milhões de Euros (M€), com taxas de sucesso entre 57,9% e 12,5% respetivamente, através destes programas integrados no Horizonte Europa.

A ANI é a entidade que discute, promove e apoia a participação de instituições portuguesas neste tipo de programas e redes internacionais. Um balanço inspirador para os stakeholders que, no próximo dia 22 de maio, se reúnem no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, num evento organizado pela Agência Nacional de Inovação (ANI) e pela Ciência Viva.

Representantes da Comissão Europeia vão apresentar as convocatórias deste ano que têm a particularidade de lançar dois tópicos conjuntos para estas Missões: um com foco na poluição e o outro na capacidade de retenção de água ao nível regional. As candidaturas já estão abertas e decorrem até dia 20 de setembro.

A iniciativa visa também promover o networking no âmbito destas Missões e potenciar a formação de consórcios. Os participantes poderão candidatar-se a expor projetos ou tecnologias alinhadas com as Missões.

O Ciência Viva irá moderar um painel com entidades participantes em projetos orientados para a literacia e o envolvimento dos cidadãos de forma transversal às Missões. Os participantes nacionais em projetos das Missões vão ter ainda a oportunidade de partilhar as suas experiências e recomendações para quem queira ter projetos de sucesso.

O evento contará ainda com a participação das nomeadas ao Mission Board de cada uma das Missões que irã partilhar a sua visão.

As inscrições são gratuitas, mas de registo obrigatório.

Consulte mais informações sobre o evento, aqui.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip