Lisboa: ISA arranca com vindimas e promove venda de uva

vinhas isa

O Instituto Superior de Agronomia - Universidade de Lisboa, vai, mais uma vez, este ano, disponibilizar para consumo direto, as uvas das castas Moscatel Galego e Moscatel de Setúbal, ficando as restantes para vinificação.

Em comunicado, os promotores explicam que «tal foi decidido, tendo em conta, por um lado, o sucesso verificado nos últimos anos, com a oferta ao público das uvas daquela que é a única vinha existente na cidade de Lisboa, e, por outro lado, dado o excesso de produção de uva branca».

A colheita começou a 3 de agosto com a casta Moscatel Galego, para venda ao público, devendo prolongar-se até ao início de setembro, com as castas para vinificação.

O público pode colaborar na iniciativa de várias formas, nomeadamente, através da colheita ou compra de uvas (o ISA disponibiliza, para esse efeito, tesouras de vindima e baldes).

Trata-se de uma iniciativa em que todos podem participar, inclusive crianças, desde que acompanhadas pelos pais.

Quem não tiver essa possibilidade, ou não desejar participar nesta iniciativa, pode, no entanto, comprar uvas colhidas pela instituição, aceitando-se, inclusivamente, encomendas.

Para isso, tanto num caso como no outro, os interessados devem dirigir-se ao campus do ISA, na Tapada da Ajuda, ao cimo da rampa de entrada frente à Rua Jau, de segunda a quinta-feira, entre as 9h30 e as 17h00. Este procedimento refere-se às castas Moscatel.

Em relação às restantes castas (Viosinho, Alvarinho, Encruzado, Arinto, Maccabeo, Syrah, Trincadeira, Touriga Nacional, Syrah e CabernetSauvignon) o ISA está a pedir a colaboração de voluntários para a vindima propriamente dita, o que poderá constituir uma experiência única, sobretudo para os citadinos.

Neste caso, para além da colheita das uvas os participantes podem observar os procedimentos que se fazem na adega.

As inscrições dos voluntários devem ser endereçadas para o e-mail para vindimas@isa.ulisboa.pt, com a indicação do nome, contacto e dias disponíveis, desde 17 de agosto a 11 de setembro. 

Foto: ISA

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip