Navigator é a empresa que gera maior Valor Acrescentado Nacional e a terceira maior exportadora portuguesa

A The Navigator Company volta a ocupar uma posição de destaque na lista das empresas exportadoras, levando os seus bioprodutos de base florestal a mais de 3.900 locais de entrega em todo o mundo, em cerca de 130 países. A geração de emprego e de rendimento no país faz com que seja a empresa com maior contributo para o Valor Acrescentado Nacional entre as exportadoras, representando aproximadamente 1%, do PIB nacional, cerca de 2,5% das exportações portuguesas de bens, e perto de 6% do total da carga contentorizada exportada pelos portos nacionais, além de proporcionar mais de 30 mil empregos diretos, indiretos e induzidos.

A empresa utiliza os 6 portos nacionais para transportar os seus produtos para mais de 190 portos de destino, reforçando também sua posição como o principal exportador de carga contentorizada da Península Ibérica.

A liderança na criação de riqueza para a economia portuguesa voltou a ser confirmada através dos resultados do Comércio Internacional de 2023, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). As duas posições cimeiras do pódio das exportações pertencem a empresas que lideram igualmente o grupo das maiores importadoras da economia nacional, num ranking onde entre as dez maiores exportadoras se encontram também as cinco que mais compraram mercadorias ao exterior. 

O ranking do INE realça o perfil exportador da Companhia, que ocupa o terceiro lugar na lista. Esta é uma posição que a Companhia ocupa há vários anos, pela valorização do papel crucial das florestas plantadas e bem geridas na transição de um modelo fóssil e linear para um modelo de bioeconomia circular de base florestal, mas também pelo elevado valor socioeconómico ao longo do seu ciclo produtivo com forte incorporação local: em 2023, dos mais de 7.500 fornecedores, 73% são nacionais.

A dimensão nacional da Companhia contrasta com a sua presença nos cinco continentes: a Navigator alcança a mais ampla presença a nível internacional entre as empresas portuguesas e afirma-se como uma das marcas mais fortes de Portugal no mundo, destacando-se como a principal exportadora de produtos premium em todos os segmentos, incluindo pasta, papel, embalagem e tissue.

Nos papéis de impressão e escrita não revestidos (UWF), por exemplo, as marcas de fábrica representaram 80% do total, valores sem paralelo neste setor a nível global e noutras indústrias nacionais. Este desempenho é mais um testemunho do reconhecimento do mercado relativamente aos seus produtos, com a marca “Navigator” a ser reconhecida internacionalmente como a principal marca de papel de escritório premium e a mais vendida em todo o mundo, oferecendo uma vasta gama de soluções de impressão.

A presença global, com destaque para Europa e Estados Unidos, é assegurada por uma rede internacional de subsidiárias comerciais, que tem como objetivo reforçar a proximidade aos Clientes e Consumidores, interpretando da melhor maneira as suas necessidades.

Este é um caminho fortemente ancorado na experiência e capacidade de industrialização do conhecimento a partir da I&D e da inovação. Tal como há 70 anos, a Companhia desenvolve soluções pioneiras a nível mundial a partir do eucalipto globulus, que contribuem para melhorar a qualidade de vida e ajudam a expressar ideias e a comunicar, a cuidar da higiene e saúde, ou a embalar, proteger e transportar alimentos e outros bens de forma sustentável.

A sua solidez empresarial da Companhia, a par de um ADN inovador e de uma cultura de industrialização do conhecimento técnico-científico, permite-lhe hoje aumentar o valor acrescentado da floresta portuguesa e liderar um ciclo de diversificação com forte impacto positivo. Em 2023, prosseguiu o desenvolvimento da sua área de embalagens sustentáveis, capazes de substituir os plásticos de origem fóssil, e a área de tissue conheceu um impulso importante, fruto da aquisição, no início do segundo trimestre, de uma nova unidade em Espanha, contribuindo para que a Empresa, em apenas 8 anos, se transformasse no maior produtor nacional e o segundo maior a nível ibérico.

Num esforço contínuo para inovar e diversificar seus negócios, o Grupo é já um dos maiores produtores de energia renovável e sustentável. No ano passado, totalizou 1.436 GWh de energia elétrica – 3% da produção nacional -, dos quais 76% a partir de fontes de energia renovável. Numa perspetiva de médio-longo prazo, a Navigator continua a analisar a atratividade de avançar com a produção de combustíveis líquidos e investir em green fuels, tanto em biofuels como em e-fuels ou combustíveis sintéticos.

Polo aglutinador de dezenas de milhares de pessoas, com quem partilha e promove valor, mas também conhecimento e experiência, a Navigator afirma-se como um pilar importante na economia nacional. A Companhia encerrou o ano de 2023 com um volume de negócios de € 1.953 milhões, o 2º melhor resultado da história da empresa, 11% superior ao volume médio dos últimos 5 anos (2018-2022).

Floresta nacional: motor da economia rural

O setor florestal em Portugal, e em particular o da pasta e papel, tem sido responsável pela criação de elevado valor acrescentado, pela exportação de bens transacionáveis, pela criação de emprego (com grande número de agentes envolvidos na produção, transformação e comercialização dos seus produtos) e pelo papel como agente dinamizador de zonas desfavorecidas.

A vitalidade do setor, nomeadamente a importância das suas indústrias transformadoras, tem hoje forte expressão pelo seu relevante caráter exportador, totalizando cerca de 9% das vendas nacionais ao exterior.

Por outro lado, as nossas florestas têm sido também fonte de criação de emprego qualificado, geração de riqueza no mundo rural e de fixação de populações. A fileira do eucalipto gera mais de 80 mil empregos na economia portuguesa.

Com um Propósito corporativo e a Agenda de Gestão Responsável 2030 alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a estratégia da Navigator está assente num forte investimento para desenvolver bioprodutos sustentáveis, reduzindo a dependência dos recursos fósseis e promovendo a descarbonização da economia, ao mesmo tempo que cria valor para a sociedade como um todo.

Veja o top 10 das principais exportadoras em Portugal

  1. Petrogal
  2. Volkswagen Autoeuropa
  3. The Navigator Company
  4. Continental Mabor – Indústria de Pneus
  5. Bosch Car Multimedia Portugal
  6. Aptivport Services
  7. Eli Lilly Export
  8. Visteon Electronics Corporation
  9. Faurécia – Sistemas de Escape Portugal
  10. Purem Tondela

Top 10 das principais importadoras em Portugal

  1. Petrogal
  2. Volkswagen Autoeuropa
  3. Eli Lilly Export
  4. Lidl & Companhia
  5. Pingo Doce – Distribuição Alimentar
  6. Siva – Sociedade de Importação de Veículos Automóveis
  7. Bosch Car Multimedia Portugal
  8. Galp Gás Natural
  9. Mercedes-Benz Portugal
  10. Itx Portugal – Confeções

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip