Grambeira: a marca do Douro Superior reconhecida nos “Vinhos de Portugal 2016”

livro

A Grambeira, empresa de vinhos localizada no Douro Superior, mais concretamente, em Beira Grande Carrazeda de Ansiães, consta na obra “Vinhos de Portugal 2016”.

O livro, da autoria de João Paulo Martins, é considerado o mais respeitado guia de vinhos do país.

A história da Grambeira remonta a 1994 quando três dos filhos da Família Meireles - Frederico, Afonso e Manuel -, resolveram dinamizar a exploração agrícola da família localizada no Douro.

Nesse ano reestruturam a adega da família, aproveitaram os lagares existentes para vinificar os tintos e apetrecharam a adega com moderna tecnologia para a produção de brancos.

O reconhecimento chegou rápido. Na primeira colheita, em 1995, no 1.º Concurso na Produção, obtiveram um primeiro lugar em brancos e um segundo em tintos.

A partir de então os vinhos Grambeira têm conquistado um lugar de referência na região do Douro.

Em 1996 iniciaram o processo de reestruturação das vinhas, com seleção de castas e plantação por talhões, processo que por ser muito lento e muito caro continua a decorrer lentamente.

Os vinhos são produzidos nas condições edafo-climáticas características da região, ou seja, solos derivados do xisto com invernos muito frios e verões muito quentes e secos.

Pode encontrar as referências aos vinhos da Grambeira na edição de 2016 da obra “Vinhos de Portugal”, publicado há 21 anos consecutivos.

Além da Gambreira pode encontrar igualmente na obra a análise de vinhos de todas as regiões devidamente assinalados com notas de prova e classificações. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip