Governo desbloqueia investimento de €60 milhões para a agroindústria

O primeiro pacote de candidaturas a fundos comunitários na área da agroindústria, num total de 60 milhões de euros de investimento, vai começar ser desbloqueado a 8 de Março de 2016, anunciou o ministro da Agricultura, Capoulas Santos.

agroindustria

«Vamos começar a contratar os projetos, começando pelos que deram entrada em janeiro de 2015», anunciou o ministro, assegurando que o Orçamento do Estado (OE) terá «as verbas necessárias para assegurar 100% do programa» previsto para a agroindústria.

Os projetos a contratualizar nesta primeira fase correspondem a «60 milhões de euros» de investimento na agroindústria, um setor no qual Capoulas Santos disse ter encontrado «um grau de execução de zero por cento e candidaturas, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Regional 2020,que vigora entre 2014 e 2010, bloqueadas há um ano».

Apesar de o OE2016 só ser aprovado na especialidade no próximo dia 16 de março, o ministro sustentou, com base na aprovação na generalidade, que a dotação de mais de mil e 100 milhões de euros para a agricultura permitirá «desbloquear o programa» para a agroindústria e «entrar em velocidade cruzeiro, porque o setor precisa de investimento».

De acordo com o governante, o OE2016 terá «cerca de 90 milhões de euros» para aplicar em candidaturas que, com a componente comunitária «permitirão executar cerca de 600 milhões de euros de despesa pública».

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip