Governo aprova linha de crédito de €3 milhões para armazenar excesso de batata

O Conselho de Ministros aprovou um decreto-lei para criar uma linha de crédito garantida de três de milhões de euros para armazenagem da batata, tendo em conta o excesso de produção do tubérculo.

«Tendo em conta que os produtores de batata de conservação estão confrontados este ano com um forte desequilíbrio de mercado, que impôs uma descida do preço de venda do produtor para valores abaixo do custo de produção, a retirada de parte da produção do circuito comercial é a medida adequada para restabelecer o equilíbrio entre a oferta e a procura», afirma o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento em comunicado.

Nesse sentido, o ministério tutelado por Capoulas Santos explica que «o Governo decidiu apoiar a armazenagem e a conservação da batata durante o período em que os preços estão mais baixos, permitindo desta forma que a produção seja lançada no mercado mais tarde, a preços mais elevados e compensadores».

Esta linha de crédito, com um montante total de três milhões de euros, «estabelece um valor individual garantido de 60 euros por tonelada de batata armazenada», com condições a definir em portaria conjunta dos ministros das Finanças e da Agricultura.

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip