Fileira do vinho investe €13 milhões na promoção internacional

A fileira do vinho de Portugal irá investir 13 milhões de euros na promoção internacional, cabendo à ViniPortugal cerca de 6,5 milhões de euros, dos quais 24% serão para os Estados Unidos, da América, principal destino das exportações dos vinhos portugueses.

vinhos

Para Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, «o reforço da aposta promocional nos Estados Unidos visa consolidar a nossa presença no mercado líder para os vinhos portugueses e a montra de referência internacional do setor».

Canadá, China (aqui com um foco particular em Macau), Rússia, Suíça e Polónia são outros dos 14 mercados prioritários em foco na estratégia promocional, que tem a marca “Wines of Portugal” como chancela.

A realização, pela primeira vez, de uma prova “Wines of Portugal” na Rússia é uma das novidades da estratégia promocional para o próximo ano.

A ViniPortugal vai dinamizar 21 provas de vinhos, havendo um alargamento a novas cidades da Polónia e da Suíça, bem como a Macau comparativamente ao plano desenvolvido em 2017.

O Plano Setorial de Marketing e Promoção para 2018, dado a conhecer no Fórum Anual dos Vinhos Portugueses, que decorreu no dia 29 de novembro na Curia, inclui diferentes iniciativas, desde eventos B2B assentes em visitas de comitivas de importadores dos Estados Unidos, Rússia e Canadá a Portugal, provas de vinho adaptadas a cada mercado, realização de feiras e festivais para consumidores no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e Suécia, ações de formação e educação para profissionais do sector da hotelaria e restauração, comunicação digital, publicidade e patrocínios, bem como iniciativas de relações públicas dirigidas a decisores e influenciadores.

Os Estados Unidos constituem um dos principais mercados importadores de vinhos portugueses, registando um crescimento composto anual de 9,2% em volume das importações de vinho português no período entre 2011 e 2016.

O top10 dos principais mercados de destino dos vinhos portugueses inclui países como França, Reino Unido, Alemanha, Canadá, Bélgica, Países Baixos, Angola e Suíça. Estes mercados representam 63,5% das exportações totais em volume e 73% em valor.

Analisando os dados disponibilizados pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) durante o Fórum Anual dos Vinhos de Portugal 2017, destaca-se a recuperação em 2017 do desempenho dos mercados de Angola e do Brasil face ao ano transato.

Angola registou em 2017 um crescimento de 102,2% em volume e de 99,4 em valor, enquanto o Brasil cresceu 55,2% em volume e 60,2% em valor no mesmo período.

Durante o Fórum Anual dos Vinhos de Portugal foi apresentada também uma caracterização do comportamento de consumo de vinho em Portugal.

Segundo os dados apresentados pelo IVV, recolhidos até setembro de 2017, no que concerne a vinhos tranquilos, a preferência do consumidor nacional recaiu sobre o vinho tinto, quer em volume (cerca de um milhão de hectolitros), quer em valor (vendas na ordem dos 305 milhões de euros).

No que diz respeito ao formato de acondicionamento, a preferência recai sobre a garrafa. Até setembro deste ano foram vendidos e/ou consumidos em Portugal Continental cerca de 831 mil hectolitros em garrafa, a que correspondeu cerca de 351 milhões de euros.

O preço médio da venda do vinho em garrafa situou-se, até setembro, em cerca de quatro euros por litro.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip