Exportações do setor avícola cresceram na última década

O ministro da Agricultura afirmou que as exportações avícolas cresceram dez vezes em valor entre 2005 e 2015, ascendendo a 38 milhões de euros no ano passado, e destacou que Portugal é o décimo maior produtor europeu.

Luís Capoulas Santos, que intervinha num evento comemorativo dos 30 anos do grupo Lusiaves, em Leiria, assinalou que este é um setor «cada vez mais orientado para o mercado», assinalando o «esforço» do Governo para abrir novos destinos de exportação aos produtores nacionais.

O ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Florestas lembrou que esta atividade económica enfrenta a concorrência direta de grandes potências produtoras como os Estados Unidos, o Brasil ou a Tailândia, sublinhando que deve merecer a maior atenção no quadro das políticas aduaneiras e comerciais europeias, nomeadamente no âmbito de acordos comerciais.

Segundo o governante, Portugal é o maior consumidor europeu per capita de carnes de aves, 37,5 quilos face a uma média comunitária de 22,5 quilos anuais por habitante, e apresenta um grau de autossuficiência de 88 por cento nas aves, valor que sobe para 103% no caso do frango.

A indústria nacional exporta, por ano, cerca de 94 milhões de ovos incubáveis, 55 milhões de aves e 38 mil toneladas de carne de aves e miudezas, sendo responsável por quase 10% do Produto Agrícola Bruto nacional.

As mais de 2500 empresas de produção de aves, estabelecimentos de incubação e centros de abate empregam mais de 20 mil pessoas, faturam cerca de 900 milhões de euros por ano e produzem 340 mil toneladas de carne, indicou ainda o ministro que atribuiu à Lusiaves uma medalha de mérito.

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip