Escolas portuguesas recebem mais de €3 milhões em frutas e legumes no próximo ano letivo
Os envelopes nacionais para o programa de distribuição de frutas e legumes nas escolas foram aceites pelos Estados-membros, cabendo quase 3,3 milhões de euros a Portugal, divulgou a Comissão Europeia.
Segundo informação de Bruxelas, Portugal vai receber 3.284.967 euros para o ano letivo 2015/2016, co-financiados a 85%, de um total de 150 milhões de euros com uma média de co-financiamento de 79% nos 25 Estados-membros que integram o programa.
A Comissão Europeia prevê que 12 milhões de crianças sejam abrangidas pela distribuição de frutas e legumes nas escolas, sendo que os fundos europeus deverão ser complementados com verbas nacionais ou privadas no valor total estimado em 32 milhões de euros.
Criado em 2009, o programa tem como objetivo promover o consumo de vegetais e frutos especialmente entre as crianças, bem como hábitos de alimentação saudáveis e, consequentemente, o combate à obesidade.
No programa, que se insere na Política Agrícola Comum, (PAC), participam 25 Estados-membros, sendo a Finlândia, o Reino Unido e a Suécia as exceções.
Fonte: Lusa